Quando começa o inverno 2023? Veja a previsão

Descubra exatamente quando começa a temporada de inverno.

Quando começa o inverno? Em 2023, a data cai em meados de junho, trazendo baixas temperaturas em grande parte do Brasil. Confira abaixo a expectativa da nova estação e como ela ocorre ao redor do mundo.

Quando começa o inverno em 2023 no Brasil

A data de quando começa o inverno em 2023 no Brasil é dia 21 de junho, quarta-feira, às às 11h58. Essa estação tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, fenômeno que ocorre quando o hemisfério norte está mais inclinado em direção ao Sol. Em paralelo, no hemisfério norte, há o solstício de verão, que dá início à estação mais quente do ano nos países acima da linha do Equador.

Essa estação tem previsão para encerrar com o equinócio da primavera, no dia 23 de setembro. No Brasil, as Regiões Sul e Sudeste são as mais afetadas pelas características do período em 2023, sofrendo quedas ainda maiores na temperatura, quando comparado com o outono.

O solstício de inverno ocorre uma vez por ano em cada hemisfério: uma vez no Hemisfério Norte (em dezembro) e uma vez no Hemisfério Sul (em junho). Ele marca o início da temporada de cada hemisfério. Quando um hemisfério está vivenciando o solstício de inverno, o outro está vivenciando simultaneamente o solstício de verão!

Isso tudo graças ao eixo inclinado da Terra, que faz com que metade da Terra esteja apontada para longe do Sol e a outra metade apontada para ele na época do solstício.

 

Início das próximas estações do ano

De acordo com dados do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, as datas de início para as próximas estações do ano são:

  • Outono: 20 de março de 2023, às 18h25.
  • Inverno: 21 de junho de 2023, às 11h58.
  • Primavera: 23 de setembro de 2023, às 03h50.
  • Verão: 22 de dezembro de 2023, às 00h27.

++ Corpus Christi: dia 8 de junho de 2023 é feriado mesmo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes