Corpus Christi: dia 8 de junho de 2023 é feriado mesmo?

Veja os feriados de 2023

O Dia de Corpus Christi é uma importante celebração católica que ocorre em junho, após a Festa da Santíssima Trindade. Neste ano, a data cai no dia 8 de junho, devido à sua natureza móvel, que varia conforme o calendário litúrgico. Ela é determinada a partir da Páscoa, sendo celebrada 60 dias depois do domingo de Páscoa e 10 dias após o Pentecostes.

Mas é feriado ou ponto facultativo?

Dia 8 de junho é ponto facultativo

O dia 8 de junho, quando se celebra Corpus Christi, não é um feriado, mas sim um ponto facultativo no calendário nacional. Ou seja, é uma data opcional, em que fica a cargo da empresa decidir se será um dia de trabalho ou não.

No entanto, muitos estados e municípios costumam incluir a comemoração religiosa no calendário de feriados oficiais, como é o caso das cidades de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Próximos feriados nacionais em 2023

De acordo com a portaria lançada pelo Ministério da Economia em dezembro do ano passo, neste ano ainda há 6 feriados nacionais após o Dia de Corpus Christi.

7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro: Finados (feriado nacional);
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

+ Quando é o próximo feriado em SP em 2023

O que é Corpus Christi?

A festa de Corpus Christi celebra a Eucaristia como o corpo de Cristo . O nome 'Corpus Christi' é latim para 'o corpo de Cristo'. Este jubiloso festival é celebrado pelos católicos romanos e outros cristãos para proclamar a verdade da transubstanciação do pão e do vinho no corpo real de Cristo durante a missa.

No Brasil, é comum que as ruas sejam enfeitadas com elaborados tapetes de serragem, flores, pó de café, areia e outros materiais coloridos, criando verdadeiras obras de arte.

Tapetes de serragem lembram caminho de jesus por jerusalém
Tapetes de serragem - foto: pexel

Em entrevista ao G1, a Arquidiocese de Belo Horizonte explicou que, para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias. Os tapetes integram o trajeto da procissão com o Santíssimo Sacramento, que para os católicos é a presença de Jesus no Pão Eucarístico”.

A tradição dos tapetes de serragem foi trazida de Portugal, onde eram confeccionados durante as festividades religiosas, como a Semana Santa e Corpus Christi. Com a colonização portuguesa no Brasil, essa prática foi introduzida no país, adaptando-se à cultura local e incorporando elementos indígenas e africanos, como desenhos e materiais típicos dessas culturas.

Nas terras brasileiras, a confecção dos tapetes de serragem é um trabalho comunitário, envolvendo moradores, artistas e voluntários que se unem para criar desenhos e padrões que representam símbolos religiosos e culturais.

Oração de Corpus Christi

Oh, Senhor Jesus Cristo, viemos diante de Ti hoje, agradecemos pelo dom de Seu Santo Corpo e Sangue através do qual obtemos corpo, alma e mente fortalecidos. Prometemos solenemente oferecer-Te nosso amor indiviso e também serviço aos nossos irmãos e irmãs, conforme a Tua Santa vontade. Oramos isto em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes