Queimadas no Pantanal: helicóptero da Força Nacional cai durante combate a incêndio

Comandante e mais dois ficam feridos no Mato Grosso. Todos foram resgatados com vida e levados para hospital em Cuiabá, capital matogrossense.

O helicóptero da Força Nacional em combate às queimadas no Pantanal, caiu no fim da tarde de hoje (8), na região do Poconé (MT). O veículo fazia parte da Operação Pantanal II, com três tripulantes: o comandante Renato de Oliveira Souza, da Polícia Civil do DF, o copiloto Luiz Fernando Berberick, da Polícia Civil do RJ e o Sargento Emerson Miranda Martins, da Polícia Militar do RJ, de acordo com a nota do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso.

Sendo assim, "todos foram resgatados por um helicóptero da Marinha do Brasil com vida e encaminhados até Cuiabá". Sendo assim, os três tripulantes seguiram para atendimento médico pela UTI aérea da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. A nota ainda afirma que uma das vítimas teve fratura exposta na perna.

Por fim, as causas do acidente estão em investigação.

Queimadas no Pantanal

A região do Pantanal marcou altas taxas de devastação desde julho de 2020 pelo fogo, ameaçando a biodiversidade do bioma. O número de incêndios aumentou 210% em relação ao ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

No fim de julho,  o governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência ambiental na área do Pantanal sul-mato-grossense por 180 dias. Além disso, suspendeu as autorizações ambientais de queima controlada pelo mesmo período, e solicitou apoio federal para combater os focos de calor.

Além disso, as queimadas no Pantanal registraram o recorde histórico em 2020. Ainda de acordo com órgão de monitoramento ambiental, registou-se 8.106 focos de incêndios em setembro. Sendo assim, o maior índice já registrado desde 1998, quando o instituto começou a mapear o bioma.

Por fim, no balanço anual, também um recorde: de 1 de janeiro até o dia 30 de setemebro, registrou-se cerca de  18.259 focos de incêndio no Pantanal. Até então, o recorde era de 12.536, atingido em 2005.

Através da Uol
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes