Dia 21 de abril é feriado de que? Entenda a data

O dia 21 de abril é determinado como feriado nacional, segundo portaria publicada pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021. Dessa forma, a data é estabelecida como um dia de descanso em todo o território brasileiro, e, em 2022, também vai coincidir com a realização dos desfiles das escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas, afinal, a quinta-feira é feriado de que? Saiba o que se comemora na data.

Quinta-feira é feriado de que?

Na quinta-feira do dia 21 é feriado nacional de Tiradentes. A data homenageia Joaquim José da Silva Xavier, nascido em 12 de novembro de 1746 onde é o atual município de Ritápolis, em Minas Gerais. Mas ele ficou historicamente conhecido como Tiradentes, apelido que recebeu em função do seu trabalho como dentista em vida. Hoje, é considerado um herói nacional, decorrente de sua atuação na Inconfidência Mineira.

No contexto da época, foram realizadas diversas prisões e julgamentos, em que todos os envolvidos na conjuração tiveram suas penas amenizadas. Exceto pelo dentista, já que não fazia parte da elite e era um dos principais propagandistas do movimento, que protestava contra imposições da Coroa Portuguesa. Logo, ele foi condenado à pena de morte. Assim, no dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado em praça pública no Rio de Janeiro, e depois seu corpo foi esquartejado e pregado em postes pelas ruas de Minas Gerais.

Tempos depois, no século 19, o movimento republicano elegeu a figura de Tiradentes como mártir cívico-religioso e antimonarquista. E a lei nº 4.897, publicada no dia 9 de dezembro de 1965, declarou Joaquim José da Silva Xavier como patrono cívico da Nação Brasileira.

O que foi a Inconfidência Mineira

No século 18, Minas Gerais era a capitania mais próspera do Brasil, devido a sua atividade mineradora. No entanto, não havia uma boa relação entre parte da população mineira e a Coroa Portuguesa, já que a elite econômica era contra a política fiscal imposta por Portugal, em que se cobrava o quinto, cerca de 20% do que era produzido anualmente. Com a decadência do ouro na região, a quantidade de tributos pagos também começou a diminuir. Como solução, foi autorizada a cobrança da derrama, que compensaria o déficit do outro imposto.

Nesse cenário de crise, em 1788, Visconde de Barbacena assume como governador, com a determinação de realizar uma cobrança obrigatória desses tributos. Esse foi o estopim para que a elite local antecipasse os preparativos para a revolta. Motivados pelo pensamento iluminista e os ideais da Revolução Francesa, parte da população mineira passou a organizar uma conjuração contra o governo local, com o nome de Tiradentes incluso.

No entanto, antes mesmo de conseguir ser iniciada, a conspiração foi descoberta, por meio de denúncias feitas às autoridades coloniais em Minas Gerais. Joaquim Silvério dos Reis foi o grande nome responsável por entregar o movimento, em troca do perdão de suas dívidas com a Coroa, uma espécie de delação premiada da época.

Sexta-feira emenda com o feriado?

Como o feriado de Tiradentes vai cair numa quinta-feira, é comum que a sexta-feira emende com a data, prolongando o período de descanso. O mesmo acontece quando os feriados caem na terça-feira, emendando, assim, com a segunda. No entanto, essa ampliação da folga não é determinada pela legislação trabalhista como uma obrigação, ficando a critério de cada empresa decidir se vai dispensar ou não os funcionários em ocasiões como essa.

Próximos feriados de 2022

De acordo com a portaria nº 14.817, lançada pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, neste ano vamos ter 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos. Entre eles, a quinta-feira do dia 21 é feriado de Tiradentes. Confira quando serão os próximos dias de descanso em 2022:

  • 21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Leia mais: Carnaval em abril de 2022 será feriado? Veja horários dos desfiles

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes