Se eleições fossem hoje, PT, Huck e Mandetta perderiam para Bolsonaro

Pesquisa XP Ipespe mostra que Bolsonaro venceria oponentes nas eleições 2022 e apenas empataria com Sérgio Moro

Apenas Sérgio Moro pode frear o presidente Jair Bolsonaro na corrida pelas eleições em 2022. Isso é o que mostra a mais recente pesquisa XP Ipespe divulgada nesta quinta-feira.

Números da pesquisa

De acordo com os dados, o presidente Jair Bolsonaro venceria seus mais possíveis oponentes e empataria com o ex-ministro Sérgio Moro.

O levantamento conta que, se as eleições fossem hoje, Bolsonaro teria 43% dos votos contra os candidatos do PT, seja o ex-presidente Lula ou seu rival de 2018, Fernando Haddad. Ambos pontuariam 35%.

Outros dois nomes, considerados outsiders políticos também foram contemplados na pesquisa: Luciano Huck e Luiz Henrique Mandetta.

Mesmo assim, Jair Bolsonaro venceria ambos. Contra o apresentador de TV, o presidente faria 42% do eleitorado, contra 28% do oponente.

Contra o ex-ministro da saúde, quase o mesmo placar: vitória de Bolsonaro por 42% a 30%.

Sérgio Moro incomoda

Apenas um nome tira a vantagem larga do atual presidente da república. Trata-se, diretamente, de um ex-amor e hoje desafeto: o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

De acordo com a pesquisa, os dois aparecem empatados em uma disputa bem acirrada nas eleições 2022 e dentro da margem de erro: Bolsonaro figura com 35% e Moro com 36%.

No entanto, projetos políticos parecem estar fora do radar do ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro, por enquanto. Pelo menos esse é o desejo de sua família.

Saiba mais: Moro é pressionado por familiares para se afastar da política e sair do Brasil

Ainda falando sobre a pesquisa realizada pela XP Ipespe, uma simulação de primeiro turno foi feita. Caso as eleições fossem hoje, o estudo mostra o seguinte retrato:

Jair Bolsonaro (sem partido) - 31%

Fernando Haddad (PT) - 14%

Sérgio Moro - 11%

Ciro Gomes (PDT) - 10%

Luciano Huck - 5%

João Doria (PSDB) - 3%

Luiz Henrique Mandetta (DEM) - 3%

A pesquisa XP Ipespe sobre as eleições 2022 foi feita com mil pessoas entrevistadas entre os dias 8 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes