Segurados podem recorrer à Justiça para ter aposentadoria especial

O trabalhador não pode pedir sua aposentadoria especial direto na Justiça. Por isso, precisa ter o indeferimento do INSS ou aguardar o fim do prazo de análise de 45 dias para judicializar o pedido.

Para conseguir a aposentadoria especial de forma mais rápida, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que trabalham em condições prejudiciais à saúde podem recorrer à Justiça.

De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), de janeiro a setembro de 2020 as concessões de aposentadorias especiais subiram 36% em comparação com o mesmo período do ano passado. Dessa forma, a média mensal passou de 1.689 para 2.292 de uma ano para o outro.

Nota-se ainda que o índice de judicialização nos pedidos de benefício é de 96% em setembro, último mês com dados disponíveis. A análise rigorosa do INSS que aumenta os pedidos negados, pode ser um dos motivos para os segurados levarem os seus casos à Justiça.

Como solicitar aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é paga ao segurado do INSS que trabalhou exposto a agentes nocivos à saúde, como por exemplo calor ou ruído. O trabalhador tem o direito de se aposentar após cumprir 15, 20 ou 25 anos de contribuição, de acordo com o agente nocivo.

Em primeiro momento não é preciso ir à Justiça, a solicitação da aposentadoria especial pode ser feita pela internet.  A orientação principal é selecionar a opção de aposentadoria por tempo de contribuição no momento do agendamento. Primeiro, é necessário fazer login no site ou aplicativo Meu INSS. Após isso, clicar em “Agendamentos/Solicitações” e em “Novo requerimento”. E então pesquisar pelo serviço e preencher os campos solicitados.

Como levar o caso à Justiça?

Pode-se entrar com processo em juizados especiais federais, sem o auxílio de um advogado. Nessa situação, o valor da causa não pode passar de 60 salários mínimos.

O trabalhador não pode pedir sua aposentadoria especial direto na Justiça. Por isso, precisa ter o indeferimento do INSS ou aguardar o fim do prazo de análise de 45 dias para judicializar o pedido.

Para isso, é importante separar documentos que comprovem o direito à aposentadoria especial. Como é o caso do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Laudo de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), além da carteira de trabalho.

Com informações de Agora São Paulo 

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes