Aposentadoria especial para vigilantes é aprovada pelo STF

A discussão sobre a aposentadoria especial para vigilantes envolve o reconhecimento da periculosidade da atividade.

Vigilantes, que trabalham armados ou não, têm direito à aposentadoria especial. A decisão foi tomada ontem (09) na Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), durante o julgamento de três processos que abordavam a contagem diferenciada do tempo de serviço para solicitar o benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nota-se ainda que a União pode recorrer desse entendimento.

A aposentadoria especial é devida ao segurado do INSS que trabalha se expondo a agentes prejudiciais à saúde, como calor ou ruído, de forma contínua e ininterrupta. Bem como, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação própria.

Nessa modalidade, é possível se aposentar após cumprir 25, 20 ou 15 anos de contribuição; variando de acordo com o agente nocivo.

Aposentadoria especial para vigilantes

A discussão sobre a aposentadoria especial para vigilantes envolve o reconhecimento da periculosidade da atividade. Até abril de 1995 havia esse reconhecimento através de uma comprovação de riscos. No entanto, a partir da edição de uma lei, passou a ser preciso comprovar a exposição a agentes nocivos.

Então, em decisão tomada ontem o STJ reconheceu por unanimidade o direito da aposentadoria especial para vigilantes. Tendo em vista a seguinte tese:

“É admissível o reconhecimento da especialidade da atividade de vigilante, com ou sem arma de fogo, em data posterior a Lei 9.032/1995 e ao Decreto 2.172/1997, desde que haja comprovação da efetiva nocividade da atividade por qualquer meio de prova até 5 de março de 1997 (data do decreto) e, após essa data, mediante apresentação de laudo técnico ou elemento material equivalente para comprovar a permanente, não ocasional, nem intermitente, exposição a agente nocivo que coloque em risco a integridade física do segurado”.

Como solicitar benefício?

A solicitação da aposentadoria especial para vigilantes pode ser feita pela internet, a orientação principal é selecionar a opção de aposentadoria por tempo de contribuição no momento do agendamento. Primeiro, é necessário fazer login no site ou aplicativo Meu INSS. Após isso, clicar em “Agendamentos/Solicitações” e em “Novo requerimento”.

Com informações de Agência Brasil

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes