Vai comprar na Black Friday 2020? Conheça seus direitos

Antes de aproveitar os descontões da Black Friday 2020, é importante conhecer os seus direitos e em quais situações você pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.

Para se preparar para a Black Friday 2020, é preciso saber quais são os seus direitos como consumidor. Isso porque, devido ao alto volume de compras, as lojas podem estar mais suscetíveis a violar tais direitos, propositalmente ou não.

Em 2019, por exemplo, o evento se encerrou com 8.830 queixas dos consumidores no site ReclameAqui, que recolheu os dados entre o dia 27 de novembro e o dia 29. Em relação a 2018, esse número representou uma alta de 57,6%.

Na pesquisa do ReclameAqui, a propaganda enganosa foi o principal motivo das reclamações, com 33,57% do total de denúncias. Em seguida, estão as dificuldades na finalização das compras (11,25%) e as divergências de valores (7,89%).

Quais são os seus direitos ao comprar?

Black friday 2020: quais são seus direitos como consumidor?
Pexels/reprodução

Black Friday e propaganda enganosa

Caso você se depare com uma propaganda enganosa, acione os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon da sua cidade. A denúncia também pode ser realizada no site https://www.consumidor.gov.br/.

Vale lembrar que essa prática ocorre quando o vendedor passa uma falsa realidade sobre o produto ou serviço. Isso não inclui somente imagens, mas também preços e formas de pagamento. Mas, para comprovar a ocorrência, é preciso ter registros da oferta anunciada e do valor pago.

Nessa situação, o consumidor tem três alternativas:

  • Exigir o cumprimento do que foi ofertado;
  • Solicitar produto ou serviço equivalente;
  • Pedir a rescisão do contrato e a devolução do valor pago, com correção monetária.

Dificuldades ao finalizar a compra

Os consumidores ainda podem se deparar com dificuldades na hora de finalizar a compra. Caso isso ocorra durante a Black Friday 2020, tente solucionar o problema com o próprio vendedor. Mas se notar que ele está agindo de má-fé, acione o Procon. É importante ressaltar que o vendedor somente será responsabilizado se você comprovar que ele tirou o site do ar de forma abusiva.

Problemas após o pagamento

Black friday 2020: quais são seus direitos como consumidor?
Pexels/reprodução

Efetuado o pagamento, a loja deve a cumprir a oferta e entregar o produto. No entanto, em razão do intenso volume de compras em novembro, os vendedores podem ter imprevistos. Contudo, mesmo que isso ocorra, as lojas devem buscar um acordo com os clientes o que não inclui solicitar que o consumidor cancele a compra.

Preços pela metade do dobro

Outra situação recorrente durante a Black Friday é a maquiagem de preços. Essa prática consiste em aumentar os valores do produtos na véspera do evento e aplicar descontos falsos. Dessa forma, o preço cobrado será igual ou muito próximo ao anterior.

Para o alívio dos consumidores, os órgãos de defesa do consumidor oferecem proteções diante disso. Mas, para comprovar a violação, é importante que você registre a mudança dos valores com fotos ou capturas de tela. 

Produtos com defeito na Black Friday 2020

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina um prazo de 90 dias para solicitar a troca ou assistência técnica de produtos com defeito. Esse prazo é referente a produtos duráveis, ou seja, que não acabam com o uso (como eletrônicos, por exemplo). Para os bens não duráveis (como alimentos e bebidas), vale o prazo de 30 dias.

Se o problema persistir, o consumidor pode solicitar:

  1. A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
  2. A restituição imediata do valor pago, com atualização monetária e sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
  3. Abatimento do preço de forma proporcional ao dano.

Em grande parte dos casos, o vendedor é responsabilizado pelo problema. Mas, se você comprou um bem não durável, a responsabilidade pode recair sobre o fornecedor se for possível identificá-lo.

Compra online e arrependimento

Black friday 2020: quais são seus direitos como consumidor?
Pexels/reprodução

O consumidor tem o direito de se arrepender da compra. Isso permite que ele solicite a devolução do produto em até 7 dias. Mas, atenção: esse prazo começa a valer após a aquisição ou recebimento do produto. A boa notícia é que você receberá todo o dinheiro de volta sem dar nenhuma justificativa.

Entrega fora do prazo

Diante de uma violação do prazo de entrega, é possível exigir o cumprimento da obrigação, a entrega de outro produto ou até mesmo o cancelamento do pedido. Na última alternativa, o cliente receberá um reembolso do valor pago, incluindo o frete.

Compras internacionais na Black Friday

O Código de Defesa do Consumidor vale somente para o território nacional. Então, as regras citadas anteriormente não se aplicam a compras feitas em sites estrangeiros, como o AliExpress. Nesse caso, o consumidor fica sujeito às políticas do próprio site.

Fonte Reclame Aqui Olhar Digital
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes