Vai ter paralisação dos professores em SP? Entenda

Professores participarão de Assembleia Estadual da categoria neste terça-feira

Professores da rede estadual de São Paulo estão organizando uma Assembleia Estadual da categoria para esta terça-feira, dia 29, às 14h. A ação vem em protesto contra o Projeto de Lei Complementar nº 3, proposto pelo governo de João Dória, que estabelece a criação de uma “nova carreira” aos educadores. Entenda a situação da paralisação dos professores em SP. 

Paralisação dos professores em SP

Como forma de protesto contra a aprovação do PLC 3/2022, haverá uma paralisação dos professores em SP. A ação é promovida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), que convocou uma Assembleia, prevista para ocorrer nesta terça-feira, dia 29, às 14h, em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O ato tem o objetivo de avaliar a possibilidade de decretação de greve da categoria caso o projeto seja aprovado. Segundo o comunicado do sindicato, o PLC propõe um desmonte da carreira, com vários retrocessos e prejuízos aos professores efetivos e também aos aposentados. Em boletim recente, a APEOESP também exigiu o reajuste imediato de 33,24%, que, segundo eles, correspondente ao piso salarial nacional e o aperfeiçoamento da carreira. 

O que é o PLC 3/2022 - paralisação dos professores em SP

Está em tramitação o Projeto de Lei Complementar nº 3, que propõe um novo plano de carreira para os docentes estaduais, englobando professores do Ensino Fundamental e Médio, diretores escolares e supervisores educacionais da Secretaria de Estado da Educação. O texto deve ser votado no plenário da Alesp desta terça-feira, dia 29, no mesmo horário em que foi agendada a paralisação dos professores de SP. 

Na última terça-feira, dia 22, já havia sido aprovado o PLC 2/2022 pela Assembleia, e que agora segue para a sanção do governador João Dória. O texto estabelece aumentos diferenciados para as categorias de servidores. Para os da área da saúde e segurança pública, o percentual será de 20%. Já para as demais, como apoio escolar, administração penitenciária, pesquisadores científicos e funcionários das secretarias, da Procuradoria-Geral e de autarquias estaduais, o percentual é de 10%.

Leia também: Liberação de máscara em São Paulo: novas regras para 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes