Liberação de máscara em São Paulo: novas regras para 2022

O uso da proteção facial continua sendo obrigatório apenas no transporte público, em plataformas de embarque e desembarque

O estado de SP autorizou a liberação do uso de máscara em São Paulo em locais abertos e fechados.  O decreto foi publicado em edição do Diário Oficial do Município do dia 16 de março de 2022, quase dois anos após o início da pandemia de coronavírus.

Confira as regras para 2022.

 

Liberação de máscara em São Paulo em 2022

A partir do decreto publicado em edição extra no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira, dia 17, fica determinada a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes em São Paulo. A medida também foi anunciada pelo governador João Doria e já começou a valer.

Onde está liberado o uso de máscara 

Dessa forma, torna-se opcional o uso da máscara em escritórios, escolas, shoppings, entre outros. Na capital paulista, ainda é obrigatória a utilização em táxis e carros de aplicativo. Segundo o governo do estado, a decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Entre as análises realizadas, foi levado em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos, imunizada.

Onde o uso da máscara é obrigatório

O uso da proteção facial continua sendo obrigatório apenas no transporte público, em plataformas de embarque e desembarque (trens, metrô e ônibus), e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, consultórios e clínicas.

Mesmo com a flexibilização, o uso também continua obrigatório nos aeroportos. A Anvisa já havia esclarecido que os decretos municipais ou estaduais não afetam as regras estabelecidas nas áreas aeroportuárias de acesso controlado, como locais de embarque e dentro das aeronaves. 

Leia mais em: Uso de máscara no aeroporto: entenda o que muda em 2022

Fim do uso de máscaras em Porto Alegre

Em conjunto com a decisão do governo de São Paulo, a prefeitura de Porto Alegre também anunciou a flexibilização do uso de máscaras em locais fechados. A obrigatoriedade continuará sendo mantida no transporte coletivo e em estabelecimentos de saúde. O decreto oficial com detalhes e recomendações deve ser publicado ainda nesta tarde. 

Veja também: Uso de máscara no Rio de Janeiro: como funciona a partir de hoje

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes