Vídeo impressionante: tubarão nada bem ao lado de surfista na Austrália

Drone registrou vídeo do tubarão que ficou a centímetros do surfista; imagens servem como alerta sobre a presença do animal

Quando saiu para sua prática esportiva, nesta quarta-feira, na Austrália, o surfista profissional Matt Wilkinson não fazia ideia que um vídeo mostraria que iria colocar sua vida em risco, ao estar tão perto de um tubarão.

O que aconteceu com o surfista?

Matt ficou assustado quando voltou à praia e foi chamado pelos salva-vidas para ver as imagens que um drone havia captado.

No vídeo é possível ver um grande tubarão nadando bem próximo a Matt e, por sorte, desviando de sua rota. Isso aconteceu na praia de Sharpes, em Ballina, na Austrália.

O uso de drones tem sido comum para monitorar o mar. Com as imagens em vídeo é possível alertar os surfistas e banhistas sobre ataques de tubarão. Isso aconteceu com Matt Wilkinson e, certamente, fez a diferença para salvar sua vida.

“Eu estava surfando na praia de Sharpes, navegando sozinho, quando ouvi um barulho na água, olhei em volta e não consegui ver nada”, disse Wilkinson ao site Surf Life Saving.

E acrescentou: “Então, o drone desceu e me disse que havia um tubarão perigoso na área. 'Volte para a praia'".

Tubarão representa perigo real

Quando chegou à areia, o surfista viu o vídeo que a câmera gravou e ficou impressionado ao perceber quão perto ficou do tubarão.

"Cheguei na areia me sentindo um pouco estranho. Os salva-vidas me mostraram a filmagem, e eu percebi como o tubarão chegou perto sem eu saber que ele estava lá. Parece que ele estava indo para a minha perna e mudou de ideia".

Com esse caso, a praia foi fechada e permanecerá assim até esta quinta-feira, dia 8.

Para garantir a segurança do litoral, surfistas e banhistas, o monitoramento por drones em vídeo é feito por equipes da Surf Life Saving diariamente no período de férias em 34 localidades da costa leste australiana.

O investimento foi de 8 milhões de dólares australianos no Programa Tubarão 2020/21.

Também são usados helicópteros, redes com alarmes e estações de escuta para tubarão, e armadilhas aquáticas inteligentes. É possível notar a presença de animais em um raio de 500 metros.

Segundo o Arquivo de Ataque de Tubarão Australiano da Sociedade de Conservação Taronga Australia, este ano já foram registrados pelo menos 19 ataques de tubarão no país, sendo 6 fatais.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes