Requeijão Caseiro: Você sabia que ele existe por causa dos brasileiros?

O queijo veio para o Brasil com os franceses, mas o requeijão caseiro foi criado em terras brasileiras. Confira um pouco da história dessa delícia e receitas para fazer em casa!

Pouca gente sabe, mas o requeijão caseiro é uma invenção brasileira. A história do queijo no Brasil tem ligação com a chegada dos franceses no país. No entanto, esse alimento se adaptou tão bem por aqui que levou à invenção do requeijão.

 

Como ele foi criado

Segundo Lucinha Nunes, cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira, foi o ritual do chá colonial que deu origem ao requeijão caseiro.

 

como foi criado o requeijão caseiro
Imagem: Michelle Pires (Reprodução / Instagram)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na casa dos coronéis havia uma espécie de disputa sobre qual servia o melhor chá da tarde. Assim, as sinhás a inventavam novos pratos e, aí, teria surgido uma das primeiras versões do requeijão caseiro.

Entretanto, essa versão cremosa e melhorada que temos do requeijão atualmente, foi uma “modernização” feita estrategicamente por um fazendeiro e empresário de Minas Gerais.

Moacyr de Carvalho Dias estava em busca de um uso para a produção de leite extra de sua cooperativa. Então, durante uma viagem nas férias e algumas visitas a fábricas que ele teve a ideia de produzir o requeijão a partir do leite desnatado e acrescentar creme de leite na mistura.

 

A história do requeijão
Imagem: Vitória Falcão (Reprodução / Instagram)

Em resumo, o visionário chegou a fazer 600 receitas para chegar no requeijão lisinho, homogêneo e delicioso que conhecemos hoje. Aí, começou a ser comercializado em 1952, mas em formato de tablete – como os de manteiga. Por fim, a embalagem de copo (que dá nome ao famoso “copo de requeijão”) em 1955.

 

Como fazer requeijão caseiro

Apesar de o requeijão cremoso disponível no mercado ser muito gostoso, fazer a sua própria receita de requeijão é uma opção bem mais econômica e versátil.

Além disso, fazer o requeijão caseiro é uma ótima opção para quem é vegano ou sofre com problemas de lactose. Afinal, nem sempre há opções disponíveis no mercado que sigam essas dietas.

 

Como fazer requeijão caseiro cremoso
Imagem: Mariana Amaral Nutricionista (Reprodução / Instagram)

Receita de Requeijão Caseiro Cremoso

Essa receita rende 300g e você consegue prepara-la em menos de 1h. Dura até uma semana na geladeira.

Ingredientes

  • 2 litros de leite tipo A daqueles que ficam refrigerados,
  • 1/2 xícara (de chá) de vinagre
  • 3 colheres (de sopa) de creme de leite
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga em temperatura ambiente,
  • sal a gosto
  • 1/2 xícara (de chá) de leite fervendo
  • 2 colheres (de sopa) de azeite

 

Modo de Preparo

  1. Antes de tudo, coloque numa panela grande os 2 litros de leite e acrescente o vinagre, misture bem e leve ao fogo até que comece talhar o leite,
  2. Depois de coalhar bem o leite, separe, usando uma peneira, o soro da ricota,
  3. Logo após, lave a ricota, para que ela perca todo o azedinho do processo (passe a peneira com a ricota em agua corrente até que a agua saia transparente).
  4. Então, escorra na peneira, para ficar sem nenhum líquido, apenas a ricota lavada,
  5. Em seguida, coloque num liquidificador a ricota lavada , o azeite, o creme de leite , a manteiga e o sal.
  6. Ligue o liquidificador e vá colocando o leite fervente aos poucos, até que fique com a textura de requeijão e bata até ficar com uma textura bem lisa.
  7. Depois, é só colocar o seu requeijão caseiro em vidros limpos e bem fechados e guardar na geladeira

 

 

Requeijão de Ricota

Essa receita rende 3 xícaras e fica pronta em 5 minutinhos. Dura até uma semana na geladeira,

Ingredientes:

  • 500g ricota fresca
  • 200g manteiga com ou sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 – 3/4 xícara de leite fervendo

Modo de Preparo:

  1. Coloque a ricota e a manteiga em um liquidificador ou processador e pulse algumas vezes para misturar os ingredientes mais ou menos.
  2. Depois, despeje um pouco do leite (1/4 xíc., mais ou menos) e bata bem, até ficar homogêneo. Entõa, vá acrescentando o restante do leite, até atingir a consistência desejada. Use todo o leite se quiser um requeijão mais molinho, e menos se quiser que ele fique mais firme.
  3. Também acerte o sal do requeijão caseiro. Ademais, se quiser acrescente temperos e bata novamente.
  4. Guarde em potinhos bem fechados na geladeira.

 

Requeijão Caseiro e Vegano de Castanha de Caju

Como fazer requeijão vegano
Imagem: Receitas Veganas (Reprodução / Instagram)

Esse requeijão é vegano e rende 2 xícaras. No entanto, você vai levar um pouquinho mais de tempo para prepara-lo, pois é necessário deixar as castanhas de molho por algumas horas.

 

Ingredientes

  • Castanha de caju crua e sem sal – 1 xícara (140 g)
  • Água – 1 1/2 xícara (375 ml) + água da demolha
  • Polvilho azedo – 1 1/2 colher de sopa
  • Vinagre de maçã – 1 colher de sopa (15 ml)
  • Levedura de cerveja – 2 colheres de chá
  • Sal – 1 colher de chá (5 g)

Antes de tudo, é necessário um pré-preparo. As castanhas de caju não podem ser torradas, fritas ou salgadas. Isto é, elas precisam ser cruas.

 

  • Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 2 xícaras de água (500 ml).
  • Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas.
  • Este processo é importante para tirar os fitatos da castanha, um antinutriente. Além disso, elas vão ficar mais macias e fáceis de triturar com a demolha.

 

Modo de Preparo

  1. Escorra as castanhas e descarte a água. Lave bem em água corrente.
  2. Então, coloque no liquidificador com os demais ingredientes e bata em velocidade máxima até obter uma mistura lisa e homogênea, sem nenhum pedacinho de castanha.
  3. Logo após, transfira para uma panela e leve ao fogo médio. Mexa sem parar até começar a ferver e engrossar. Se formar grumos, bata a mistura vigorosamente com um batedor de arame ou passe por uma peneira até ficar lisa.
  4. Reserve o seu requeijão caseiro até amornar.
  5. Transfira para um recipiente com tampa e guarde na geladeira. Dura cerca de 6 dias. Depois de resfriado a consistência fica mais espessa.

 

Requeijão Sem Lactose

Por fim, essa receita rapidinha que rende 2 xícaras e não faz mal a quem é intolerante à lactose. Esse requeijão caseiro dura uma semana na geladeira.

Ingredientes:

  • 250g Tofu (sólido)
  • 3 colheres de sopa Azeite
  • 30g Biomassa de banana verde (Esse ingrediente é opcional. No entanto, você pode acrescentar para aumentar o valor nutricional do seu requeijão caseiro)
  • Água morna (Aproximadamente 100ml)
  • Sal rosa (a gosto)

 

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente a água aos poucos até atingir a consistência desejada. Logo, menos água para mais cremoso, mais água para mais líquido.
  2. Por fim, guarde em potinhos na geladeira.
  3. Prontinho!
Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes