Cursos de educação financeira online que valem a pena

Que tal aproveitar o isolamento e começar a colocar as finanças em dia estudando em casa?

O mercado oferece opções de cursos para todas as necessidades, bolsos e perfis.

Se você está querendo aprender a cuidar melhor do seu dinheiro, aproveitar os cursos de educação financeira online que existem no mercado pode ser um ótimo início. Há opções para todos os bolsos, necessidades e perfis de investidor. Desde os que estão começando até os que desejam apenas aprimorar o que já sabem. 

Primeiramente, vamos aos jovens que estão buscando informações sobre finanças. Neste caso, a CVM oferece um curso gratuito chamado “Educação Financeira para Jovens”. O objetivo é estimular a reflexão sobre a importância da educação financeira para a vida. Desse modo, o curso aborda pontos como consumo consciente e diferenças entre poupar e investir. Além disso, mostra as principais causas do endividamento. 

Outro curso gratuito para quem está começando é o “Gestão de Finanças Pessoais”. Ele foi desenvolvido pelo Banco Central em parceria com a Escola de Administração Fazendária. Com carga horária de 20 horas, apresenta conceitos básicos de gestão das finanças por meio de vídeos animados. Entre os assuntos tratados estão: orçamento pessoal e familiar, poupança e investimento; e crédito e endividamento.

 

Opções para quem precisa colocar a vida financeira em ordem

 

Já os que não estão conseguindo guardar dinheiro e precisam de auxílio profissional podem encontrar cursos de educação financeira online com linguagem acessível e exemplos práticos na Martello Educação Financeira. Um deles é o “Bora Salvar Dinheiro”. Com ele, o fundador da empresa, Thiago Martello, ensina a gastar menos e com inteligência e conseguir melhores serviços pagando menos. 

Além disso, a Martello também tem um curso online mais completo chamado “Finanças inteligentes”. Nesse caso, o conteúdo se dispõe a ajudar no equilíbrio das contas pessoais. Além disso, trata de redução do custo de vida e retomada do controle financeiro, entre outros pontos. A empresa também oferece mentoria, que pode ser feita online, para os que quiserem atendimento totalmente personalizado. 

 

Cursos de educação financeira online
Imagem: reprodução / unsplash

Cursos de educação financeira online para quem quer investir

 

E com relação a investimentos? Quem já conseguiu colocar as contas em ordem e procura cursos de educação financeira online também encontra opções na área. Por exemplo, a B3, através da B3 Educação, oferece o curso “Como funciona uma Bolsa de Valores”. É uma opção para quem nunca investiu em renda variável e quer entender o mecanismo do mercado.

Já a XPeed School tem o “Aprenda a investir na Bolsa de Valores”. O curso tem 5 horas de duração e método estruturado para quem quer aprender. Além disso, a escola  possui vários outros cursos de educação financeira online para investidores. Desse modo, basta entrar e escolher.

Outra opção para os que querem aprimorar os conhecimentos são os cursos da Anbima. Alguns são específicos, como  “ETF no mercado brasileiro”. Também há o “Fundos de investimento no exterior” e o “Mercado de Renda fixa”, entre outros. Ou seja, com tantos cursos à disposição, que tal tirar um tempo para estudar e conseguir virar a chave da sua vida financeira? Aproveite que é possível estudar em qualquer lugar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes