Espiritualidade

Guia sobre as fases da lua: saiba como usar essas energias a seu favor

Lunação é como chamamos o ciclo do Sol-Lua e que dura aproximadamente 30 dias. Esse estudo vem da astrologia e envolve relacionar as fases da lua com os ciclos do tempo.

O conhecimento ancestral sobre as fases da lua é uma fonte inspiradora e que pode nos auxiliar a enxergar os projetos de vida de uma forma mais compassiva e integrada com o que realmente queremos viver.

“A vida é feita de ciclos”, um jargão poderoso e que perdeu força ao longo do automatismo em que vivemos, ou vivíamos até então. Essa série de eventos que determinam a ordem dos acontecimentos também podem ser relacionados os ciclos de um projeto de qualquer natureza.

Para adentrarmos a esse conhecimento lunar, vou resgatar o conceito de lunação.

Lunação é como chamamos o ciclo do Sol-Lua e que dura aproximadamente 30 dias. Esse estudo vem da astrologia e envolve relacionar as fases da lua com os ciclos do tempo. Se considerarmos que todo ciclo tem início, desenvolvimento, realização e avaliação, como então conectá-los as fases da lua?

As 4 fases da lua e a astrologia

A Lua demora aproximadamente dois dias e meio para passar de um signo a outro, enquanto o Sol demora 1 ano para completar a roda zodiacal. Imagine a roda do zodíaco como um relógio analógico, em que o Sol representa o ponteiro das horas e a Lua simboliza o ponteiro dos minutos. Quando os ponteiros se encontram no mesmo lugar, podemos constatar que lua encontrou o sol. Esse alinhamento nós chamamos de conjunção, também conhecido como Lua Nova. É exatamente nesse instante que se celebra o início da Lunação, e o signo em que esse encontro acontece dizemos que a lunação recebe as características dele. Por exemplo, se o signo for em leão, os próximos 30 dias viveremos a Lunação em Leão.

Lua Nova

Podemos usar a energia da lua nova para iniciar um novo ciclo, um novo projeto. É como se tivéssemos em mãos uma folha em branco, ou um terreno fértil sendo preparado para receber sementes, que simbolizam as boas intenções vindas dos nossos pensamentos.

Lua Crescente

A próxima fase corresponde a lua crescente, ou fase de desenvolvimento de um projeto, sem garantia de resultados. Nesse período, observamos quais são os desafios que surgem depois da ideia plantada, ou da semente que germinou com boas intenções, mas que exige de nós focar energia para que ela se realize. É um ótimo momento para fazer reuniões, assumir compromissos de forma ativa e com muita presença.

Lua Cheia

 

Com a chegada da lua cheia, momento em que a lua é vista no céu graças à luz solar, é como se estivéssemos recebendo muita luz para iluminar o que chamamos de realização dos projetos. Essa clareza amplia as capacidades do sentir. Percebemos que tudo que está sendo vivenciado é resultado da semeadura das intenções da lua nova mais o esforço de energia que colocamos na lua crescente. Nesse período, os sentimentos sobre o que desejamos ficam na sua maior intensidade, como a exaltação, a ansiedade e até a frustração, assim como as marés e as seivas das plantas ficam elevadas junto com os níveis de água do nosso corpo e do planeta. Excelente momento para realizar atividades que precisam de expansão, como lançamentos, vendas, festas, toda situação que precisa de público.

Lua Minguante

E por último, adentramos a energia da lua minguante, também conhecida como o processo de avaliação de todas as fases anteriores. Nesse momento fazemos o balanço do que o ciclo nos fez passar . Percebemos o que é preciso transformar para um recomeço sem pendências. Assim, podemos refletir sobre aceitar, acolher e também adaptar o queremos que permaneça e o que deixaremos de nos envolver de forma emocional, porque a lua nos reconecta com aquilo que realmente faz sentido para nossa vida.

Última modificação em 11/08/2022 17:42

Compartilhe