Justiça do Rio suspende lockdown em Búzios; veja o que muda

Após a decisão, turistas que estavam na cidade vão poder permanecer

O turismo em Búzios teve mais uma reviravolta na tarde desta sexta-feira, 18. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a liminar que estabelecia lockdown em Búzios, na Região dos Lagos. Com a nova medida, turistas que estavam no município não precisam sair.

Para determinar a reabertura do turismo em Búzios, o presidente do TJ-RJ, Cláudio de Mello Tavares, levou em consideração o impacto econômico no município. “Configurados o manifesto interesse público e a grave lesão à ordem e à economia pública que a decisão judicial impugnada está a causar, defiro o pedido de suspensão”, disse ele. 

A cidade está em alta temporada e recebe nesta época do ano milhares de turistas que ajudam a movimentar a economia do município. 

Réveillon no Rio é cancelado por pandemia de Covid-19

Turismo em Búzios: o que tinha sido proibido?

Na decisão proferida na quinta-feira, 17, pelo juiz  Raphael Baddini de Queiroz Campos, da 2° vara da Armação de Búzios, ficou restabelecido o decreto de março, que impunha uma série de restrições ao turismo em Búzios. Veja:

  • Turistas tinham que deixar Búzios em até 72 horas;
  • Hotéis, pousadas, hostels, pensões, apartamento e casas para aluguel de temporadas não poderiam realizar novas reservas por tempo indeterminado;
  • O uso de praia, praças, quadras poliesportivas e outros espaços similares estavam proibidos; 
  • Eventos com aglomerações, mesmo que privados, estavam proibidos, como festas, shows e cultos, por exemplo; 

Para determinar restrições ao turismo de Búzios, o juiz levou em conta os casos de coronavírus e argumentou que a cidade estava em bandeira três, com possibilidade de colapso à saúde pública. 

Decisão gera revolta 

A decisão de proibir o turismo em Búzios gerou revolta em trabalhadores e empresários dos setores afetados. Após a aplicação do lockdown na cidade, a própria procuradoria do município recorreu. A associação dos empreendedores da cidade também entrou com recurso e a decisão foi favorável, por isso, agora as restrições impostas deixam de ter validade. 

Casos de Covid-19 em Búzios

 Segundo dados atualizados da prefeitura de Búzios nesta sexta-feira, 18,  a cidade teve até agora 25 mortes em decorrência do coronavírus. Ao todo, 2478 casos foram confirmados, mas, destes 1.311 foram curados e 1.142 ainda estão em isolamento domiciliar. Até agora, 7.581 pessoas com suspeita ou confirmação da doença foram atendidas e 3 ainda estão internadas. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes