Vai ter Ano novo no Rio de Janeiro? Veja o que muda na virada de 2021

A tradicional queima de fogos da praia de Copacabana teve ser cancelada para evitar a maior disseminação do novo coronavírus.

O ano novo do Rio de Janeiro vai ser um pouco diferente do que os brasileiros estão acostumados a presenciar. Com a pandemia da COVID-19, a queima de fogos foi cancelada e grandes aglomerações devem ser evitadas pela população até que saía uma vacina eficaz. Outras cidades, como Florianópolis, Maceió ou Recife também tomaram a mesma decisão de cancelar alguns eventos este ano para evitar uma maior disseminação do vírus.

Queima de fogos cancelada no Rio

O mais tradicional ano novo do Brasil foi cancelado. A queima de fogos na praia de Copacabana acontece todos os anos na virada. Mas este ano não vai poder ser realizada por conta da pandemia.

Contudo, a Riotur anunciou que vai instalar seis palcos em pontos turísticos da cidade, a população vai ter de acompanhar tudo à distância porque essas áreas vão ser bloqueadas. A transmissão vai ser feita pela TV e pelas redes sociais.

Por conta da COVID-19, o rio restringiu o número de mesas nos estabelecimentos, mas sem limite de horário para funcionar.

A lotação deve ser no máximo de dois terços do público e distanciamento de um a dois metros entre as mesas. Diferentemente do estado, a prefeitura da capital carioca permite pista de dança e não proíbe clientes de beber em pé.

O governador em exercício Cláudio Castro (PSC) e o prefeito carioca Marcelo Crivella (Republicanos) indicaram que não vão restringir os serviços, mas prometeram intensificar as fiscalizações.

Além disso, os shoppings poderão funcionar 24 horas na cidade. A justificativa é de evitar aglomerações no transporte para as compras de Natal.

Hotéis estão enchendo para o ano novo no Rio

Embora tenha havido uma diminuição na procura por hospedagem para o fim de ano no Rio de Janeiro, a taxa de ocupação dos hotéis já estava em torno de 45% no mês de novembro. Por isso, a rede de hotelaria estaria otimista com a chegada de turistas no fim do ano. A expectativa dos representantes do setor hoteleiro é de que essa taxa de ocupação aumente nos próximos dias.

Os bairros mais procurados pelos turistas são Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, seguidos por regiões do Centro, Barra da Tijuca, Flamengo e Botafogo.

COVID-19 no Rio de Janeiro

Ano novo rio - pessoas caminham de máscara na orla
Foto: andré coelho/getty images

A situação do coronavírus volta a ser uma preocupação para os cariocas. Na segunda, o estado do Rio contabilizou 23.151 óbitos e 371.376 casos de Covid-19. Só na capital, são 144.641 casos e 13.594 mortes.

Além disso, não existem mais leitos disponíveis na UTI da cidade. Todos os 288 leitos para casos graves que a prefeitura tem estão ocupados.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes