5,5 milhões de doses da CoronaVac chegam ao Brasil

A maior remessa do imunizante produzido pelo Butantan em parceria com a Sinovac desembarcou em Campinas, na véspera do Natal.

Na manhã de quinta-feira (24), o governo de São Paulo recebeu 5,5 milhões de doses da CoronaVac. O carregamento chegou por volta das 5h30 no aeroporto de Viracopos, em Campanas.  É a maior remessa de imunizantes que o Brasil recebeu desde o começo da pandemia.

5,5 milhões de doses da CoronaVac

Segundo informações do estado de São Paulo, a carga era composta por 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses.

As vacinas chegaram de um voo da China que fez escala na Suíça, e em seguida foram descarregadas no terminal de cargas. Quem estava no aeroporto para receber a remessa era o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, e do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. As vacinas foram enviadas para a capital do estado por volta de 7h30.

A expectativa neste mês ainda cheguem mais duas cargas do imunizante, sendo 400 mil no dia 28 e 1,6 milhão no dia 30. Todas para São Paulo. Até o dia 31 de dezembro, 10,8 milhões de doses do CoronaVac devem estar em solo brasileiro. Segundo o governador João Dória (PSDB), o plano de imunização deve começar no dia 25 de janeiro de 2021. A aprovação da Anvisa ainda está pendente.

Vacina 3
Foto: governo de são paulo/divulgação

Adiamento dos resultados

O governo de São Paulo está para divulgar os estudos para comprovar a eficácia da vacina CoronaVac. Contudo, ontem (23), o estado adiou novamente a divulgação dos testes detalhados. Dimas Covas segue afirmando que o imunizante é eficaz e que a fase 3 de testagem comprova isso.

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, informou que, apesar do atraso, a vacinação no estado terá início no dia 25 de janeiro. Contudo, a aprovação da Anvisa para o início da vacinação em massa ainda está pendente. O Instituto Butantan deve enviar o relatório com os resultados finais dos testes ao órgão para conseguir autorização.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes