Após forte chuva, rodízio de carros em SP continua suspenso?

Prefeitura suspendeu rodízio de carros na tarde desta terça-feira (7) porque metrô, trens e ônibus ficaram prejudicados pelos alagamentos

O rodízio de carros para cidade de São Paulo foi suspenso na tarde desta terça-feira (7) por causa da forte chuva que atingiu a capital. A medida foi tomada pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) após os metrôs, trens e ônibus terem seus funcionamentos afetados pelos alagamentos.

Por conta da chuva, segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego, o trânsito bateu o recorde do ano às 17h30, com 431 km de congestionamento. Em 3 horas, choveu o previsto para 10 dias

Mas o rodízio de carros em São Paulo continua suspenso?

Não, o rodízio de carros não continua suspendo nesta quarta-feira (8). Segundo o próprio comunicado da CET, a decisão só contemplava o período da tarde desta terça, justamente por conta do mal funcionamento dos transportes alternativos.

O rodízio de veículos em São Paulo funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h de segunda a sexta-feira. A regra é aplicada assim: placas final 1 e 2 não podem circular às segundas-feiras; final 3 e 4 não circulam às terças; 5 e 6, às quartas; quem tem carro com placa final 7 e 8 está proibido de trafegar às quintas-feiras e às sextas não circulam as placas 9 e 0.

De maneira geral, estão isentos das restrições pessoas com problemas de saúde que comprometa a mobilidade, em tratamento de doença grave ou quem faz o transporte delas, médicos e serviços públicos e/ou essenciais, como coleta de lixo, correios, serviços funerários, manutenção de rede elétrica, transporte escolar, motos, entre outros. Veículos de outras cidades não são isentos do rodízio.

A proibição leva em conta o último número da placa do veículo e o descumprimento é considerado uma infração média, além de quatro pontos na carteira. Vale ressaltar que o mesmo motorista pode ser multado por desobediência duas vezes no mesmo dia.

Dias de rodízio em SP

  • Finais 1 e 2: das 7h às 10h e das 17h às 20h de segunda-feira
  • Finais 3 e 4: das 7h às 10h e das 17h às 20h de terça-feira
  • Finais 5 e 6: das 7h às 10h e das 17h às 20h de quarta-feira
  • Finais 7 e 8: das 7h às 10h e das 17h às 20h de quinta-feira
  • Finais 9 e 0: das 7h às 10h e das 17h às 20h na sexta-feira

Qual é a área restrita para circulação em dias úteis em São Paulo?

A área compreendida como Centro Expandido, onde o rodízio é válido, inclui o Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Para mais informações, dúvidas, reclamações, avisos de necessidade de remoção e sugestões, a central de atendimento da prefeitura de São Paulo atende 24 horas por dia pelo número 156.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes