Covid-19: saiba o que muda em São Paulo com o colapso em Manaus

A crise no sistema de saúde e a falta de cilindros de oxigênio para tratar pacientes diagnosticados com a Covid-19 em Manaus, já mobilizou diversos setores da economia.

A crise no sistema de saúde e a falta de cilindros de oxigênio para tratar pacientes diagnosticados com a Covid-19 em Manaus, já mobilizou diversos setores da economia. O colapso foi anunciado nesta última quarta-feira e deve mudar o rumo de restrições de diversos estados brasileiros, entre eles, São Paulo. 

Nesta sexta-feira (15), o governador do Estado, João Dória, afirmou em entrevista coletiva que a crise é reflexo da "irresponsabilidade do governo Bolsonaro" e disse estar chocado com a situação, que definiu como "fim do mundo". Além disso, Dória disse que o estado irá acolher 60 bebês que serão transferidos para a capital paulista diretamente do Amazonas.

O Estado de São Paulo registrou 49.289 óbitos e 1.590.829 casos confirmados da Covid-19 na última quarta-feira, segundo informações divulgadas pela página oficial do governo estadual. Com a sobrecarga do sistema de saúde de Manaus, que virou assunto na mídia internacional, mudanças vão acontecer para os paulistas.

O que muda em São Paulo em relação à Covid-19?

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira a alteração no plano de flexibilização econômica na cidade de São Paulo. Oito cidades do Estado regrediram para fases mais restritivas, entre elas a região de Marília, única que passa da fase laranja para a vermelha, em que somente serviços essenciais podem operar.

As cidades de Ribeirão Preto, Piracicaba, Taubaté, São José do Rio Preto, Franca, São José do Rio Preto, Araçatuba e Bauru, regrediram para a fase laranja, em que não operam bares e os demais serviços funcionam com restrições de horários e capacidade.

Já Sorocaba e Presidente Prudente foram as únicas cidades que permaneceram na fase laranja. As demais regiões, incluindo a Grande São Paulo, seguem na fase amarela.

O que Bolsonaro disse sobre Manaus?

Mesmo em meio a repercussão negativa da crise sanitária na capital amazonense, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta sexta-feira (15) que o governo federal "fez a sua parte" para ajudar com recursos financeiros e administrativos devido à pandemia da Covid-19.

Em contrapartida, o Ministério Público e a Defensoria dizem que a responsabilidade pela crise no Amazonas é do governo federal. Eduardo Pazuello, atual ministro da Saúde, reconheceu o colapso na saúde de Manaus e disse que a fila por um leito é de quase 500 pacientes.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC),  decretou toque de recolher por dez dias. A população da capital não poderá sair de casa entre as 6h e 19h do horário de Brasília.

 

Como ajudar o Amazonas?

O projeto social BorAjudar (@borajudar) criou a campanha online SOS AM, com o objetivo de arrecadar itens hospitalares essenciais para pacientes e profissionais de saúde no estado do Amazonas. As doações, aceitas em qualquer valor, estão sendo feitas por meio do PIX. Clique aqui para mais informações sobre como ajudar a campanha, ou acesse a página Instagram do projeto (@borajudar).

Campanha para ajudar manaus
A meta inicial da campanha era de r$ 30. 000,00. Ontem (14), as entidades anunciaram que já arrecadaram r$ 340. 617,80 (foto: reprodução @borajudar)
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes