Metrô de SP abre licitação para 2 novas estações da Linha Prata

Metrô de São Paulo prevê construção das estações Boa Esperança e jacu Pêssego, da Linha Prata que ampliará as estações que ligam a Vila Prudente e São Mateus

A Companhia do Metrô de SP lançou neste sábado (19), em Diário Oficial do Estado, aviso de licitação para a construção de duas estações da Linha 15-Prata de Monotrilho.

Estações Boa Esperança e Jacu Pêssego - Metro de SP

O objetivo da contratação é a elaboração do Projeto Executivo e a execução das obras civis das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego. Além disso, o contrato inclui ainda o fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares das duas estações, do pátio e do trecho de via entre 560 m a leste da estação Jardim Colonial e o Pátio Ragueb Chohfi que irá abrigar estacionamento e manutenção dos trens.

Valor ainda não divulgado

Segundo edital, tal licitação será realizada em lote único e o valor estimado pela Companhia do Metrô de SP ainda é sigiloso e será mencionado somente após assinatura do contrato.

A data para entrega das propostas está marcada para 05 de março do ano que vem e o critério de julgamento será o de menor preço. O prazo de vigência é de 55 meses.

Ampliação do Metrô de São Paulo

A fim de melhorar a mobilidade urbana da Zona Leste, o projeto tem como intenção, ampliar a linha para 18 km e 13 estações a mais.

Segundo a Companhia do Metrô de SP, com mais estas duas estações e cerca de 3,5 km de vias, o monotrilho vai chegar a 18 km de extensão. Com a ampliação da Linha 15-Prata, que vai atualmente da estação Vila Prudente até a São Mateus (somando 10 estações), ficará com um total de 13 estações.

O Metrô de SP informou ainda que realiza outras obras na Linha 15, como a construção da estação Jardim Colonial, que deve ficar pronta em 2021 e vai acrescentar 1,8 km à linha.

“Também são feitas as obras da Subestação Primária Iguatemi, que aumentará o fornecimento de energia elétrica e atenderá a ampliação do monotrilho, além da extensão Oeste, ao lado da Vila Prudente, que vai agilizar a manobra dos trens, possibilitando a redução dos intervalos de circulação. O edital da ampliação até Jacú Pêssego já está disponível e as propostas devem ser recebidas em março de 2021. Atualmente a Linha 15-Prata funciona de Vila Prudente a São Mateus com 12,8 km de extensão e 10 estações.” – complementa a nota.

Segundo projeção do metrô, moradores da zona leste de São Paulo conseguirão reduzir em mais de 50% do tempo de deslocamento até o centro da cidade com as novas estações.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes