VÍDEO: aglomeração no Aeroporto de Guarulhos choca web

Nas imagens é possível ver diversas pessoas aglomeradas no saguão, sem respeitar o distanciamento social

Um vídeo que registra  tumulto e aglomeração no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ganhou a web nesta terça-feira, 22, e causou espanto aos internautas. Nas imagens, gravadas no último domingo, dia 20, é possível ver diversas pessoas aglomeradas no saguão, sem que haja, sequer, espaço para manter o distanciamento social. 

A situação, em um contexto considerado normal, poderia não causar indignação. No entanto, no momento em que o mundo enfrenta uma pandemia causada pelo novo coronavírus, que já provocou  mais de 187 mil mortes no país e 1,7 milhão no mundo, o fato se torna chocante.

Aglomeração no Aeroporto de Guarulhos 

Em nota, a administração informou que o tumulto e aglomeração no Aeroporto de Guarulhos aconteceu no saguão da companhia Gol e que está adotando todas as medidas necessárias para evitar a transmissão da doença. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“A GRU Airport continua seguindo todas as recomendações emitidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e cooperando com órgãos federais e companhias aéreas no enfrentamento à pandemia da covid-19, bem como na prevenção da transmissão de quaisquer doenças infecto contagiosas entre funcionários e passageiros”, informou. 

Já a Gol confirmou que as imagens de aglomeração no Aeroporto de Guarulhos foram registradas na sua área de embarque e desembarque, mas justificou que o transtorno foi causado por uma queda de energia. O incidente afetou o funcionamento dos terminais 2 e 3 deixando as Companhias aéreas sem sistema. A situação foi normalizada no próprio domingo, quando o atendimento aos Clientes deixou de ser feito de forma manual com o retorno dos sistemas da GOL”, disse. 

Leia também: SP entra na fase vermelha no Natal e Ano Novo; veja o que muda

Diversos passageiros aguardam em filas extensas praticamente colados. As imagens da aglomeração no Aeroporto de Guarulhos logo ganharam repercussão nas redes sociais e usuários se mostraram indignados. Veja: 

 

Quais os cuidados devem ser adotados na pandemoa? 

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os aeroportos devem tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do vírus. Entre eles, estão:

  • Monitoramento frequente da disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em todos os seus aeroportos, além de reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum; 
  • Manter o distanciamento entre as pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros; 
  • Orientação de evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes; 
  • Organização, junto com as empresas aéreas, de espaçamento entre os passageiros nos embarque e desembarques de passageiros, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).
Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes