33,5% das empresas ainda sentem impacto negativo da pandemia, diz IBGE

Pesquisa Pulso Empresa indicou que cerca de 280 mil demitiram na segunda quinzena de agosto. Mais da metade delas reduziram o quadro em até 25%. Contudo, a taxa chegou em 55,8% para as empresas de pequeno porte.

Nos últimos 15 dias de agosto 33,5% das empresas do país informaram que sentiram impactos negativos da pandemia do novo coronavírus em suas atividades. O que representa uma diminuição em relação à primeira quinzena do mês em questão, quando o percentual estava em 38,6%. É o que aponta a Pesquisa Pulso Empresa divulgada hoje (01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A saber, são 3,4 milhões de empresas em funcionamento.

Além disso, 37,9% disseram que o impacto foi pequeno ou inexistente. Enquanto 28,6% consideraram que o efeito foi positivo. Em entrevista à Agência de Notícias IBGE, o coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas, Flávio Magheli explica que com a reabertura de alguns setores e flexibilização de ações preventivas, as empresas passaram a sentir menos a influência da pandemia.

Então, verificou-se que 52,6% das empresas de maior porte consideraram essa influência como baixa ou inexistente. Nas de porte intermediário foi 43,3%, e de pequeno porte, 37,8%. Se olharmos por setores, 43,2% das companhias do setor de serviços e 40,3% da Indústria relataram isso.

Por outro lado, os negócios do ramo de construção foram os que mais indicaram consequências negativas, 40,0% delas. Em seguida, o setor de comércio, com 36,0%. Para 47,5% das empresas comércio de veículos, peças e motocicletas, por sua vez, o efeito foi positivo.

Percepção nas vendas e fabricações

Na pandemia, para 34,7% das empresas houve impacto pequeno em venda de produtos e serviço, na segunda quinzena de agosto. Já para 32,9% houve diminuição, e para 32,2%, aumento.

Em relação às regiões, se relatou percepção de aumento de vendas nas regiões Norte, em 44%, Nordeste, em 58,6%, e Centro-Oeste, em 40,5%. Enquanto as regiões Sul e Sudeste tiveram os maiores índices de diminuição, com 40,6% e 36% respectivamente.

Ademais, mais da metade dos negócios informou que a pandemia não alterou significativamente a capacidade de produção e atendimento aos clientes. Ao passo que 31,4% relataram dificuldade e 13,9%, facilidade. Ainda assim, 46,8% delas tiveram problemas em acessar fornecedores.

Quanto aos pagamentos, 40,3% apresentaram dificuldades ao quitar contas do cotidiano. E 53,0% não consideraram que houve alterações relacionadas a isso nesse período.

Magheli fez uma análise levando em conta toda a série da pesquisa. “Ao longo dessas seis quinzenas (três meses) a percepção das empresas melhorou, mas o efeito de diminuição sobre as vendas, redução na capacidade de fabricar produtos ou atender clientes, dificuldades em acessar fornecedores e insumos e realizar pagamentos ainda faz parte da rotina das empresas” explicou.

A maior parte das empresas não demitiu nesses 15 dias

Notou-se que 2,9 milhões, ou 85%, mantiveram o número de funcionários em comparação aos 15 dias anteriores. Dessa forma, 8,1% indicaram redução; e 6,3% aumentaram o quadro de colaboradores.

Nesse sentido, das cerca de 280 mil que demitiram, mais da metade delas reduziram o quadro em até 25%. Contudo, a taxa chegou em 55,8% para as empresas de pequeno porte.

Gráfico de quadro de funcionários
Fonte: ibge

Ações de prevenção à pandemia

Entre as medidas adotadas para combater a Covid-19, a realização de campanhas e maior atenção à higiene continuam sendo as principais. São usadas por 93,1%. Além disso, 28,6% mudaram o modo de entrega de produtos ou serviços, 25,7% optaram pelo trabalho remoto, 20,1% anteciparam férias dos funcionários e 23,8% adiaram o pagamento de impostos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes