Economia

4 formas de como consultar o 13º salário INSS

Têm direito à esse abono os brasileiros que, durante 2022, são beneficiárias de aposentadorias, auxílios e pensões

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir seu 13º salário para saber quando vão receber e qual será o valor. Esse abono será liberado a partir do dia 25 para cerca de 30,5 milhões segurados, então, veja como consultar o 13º salário INSS.

Como consultar o 13º salário INSS?

A consulta do 13º salário INSS pode ser feita de 4 formas, sendo duas delas através do site oficial do INSS e aplicativo do instituto que foram criados para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo INSS. Quem quer saber como consultar o 13º salário INSS também pode acessar as informações do pagamento pelo telefone e de forma presencial. Assim, confira a seguir como consultar o 13º salário INSS:

Site do INSS

Para quem quer saber como consultar o 13º salário INSS pela internet, a orientação é acessar o site meu.inss.gov.br/#/login e clicar em “Entrar com gov.br” para acessar a plataforma se já tiver cadastro. O mesmo botão pode ser utilizado por aqueles que querem se registrar, basta informar os dados do segurado e criar uma senha e login de acesso.

Foto: reprodução/inss

Feito isso, busque pela opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, onde constará todas as informações sobre o pagamento do benefício de abril, além da primeira parcela do 13º salário INSS que será liberado junto com o benefício previdenciário.

App Meu INSS

Esta é a segunda opção para fazer a consulta pela internet. Neste caso, é necessário fazer download da plataforma em um celular e cadastrar dados como CPF, nome completo, data de nascimento e criar uma senha.

Depois, na tela inicial clique em “Entrar” para acessar à lista de serviços que estão disponíveis no Meu INSS. Assim, procure pelo botão “extrato” para consultar o 13º salário INSS. Desta forma, é possível conferir quando o dinheiro será liberado.

Além da consulta do 13º salário INSS, estão disponível mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS que podem ser realizados à distancia, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Telefone - Central de Atendimento INSS

Quem preferir consultar o 13º salário INSS pelo telefone deve entrar com contato com o número 135, que dá acesso à Central de Atendimento de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h. As ligações que forem realizadas a partir de telefones fixos ou públicos, não têm custo. Por sua vez, as ligações feitas por celulares tem o custo é equivalente a uma ligação local.

Atendimento presencial

Quem não tiver acesso à essas ferramentas pode ir até uma das agências do INSS e informar que deseja saber como consultar o 13º salário INSS. O atendimento é feito após agendamento de data e horário junto à agências.

Foto: reprodução/valter campanato/agência brasil

Tenha em mãos o CPF e o número do seu benefício que também pode ser solicitado para identificar o cidadão e conferir quando será a liberação do abono, bem como, o valor a ser recebido.

Leia Também

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Última modificação em 18/04/2023 12:31

Compartilhe