
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com um sistema que facilita e agiliza o acesso a serviços e benefícios do órgão. Através do Meu INSS, que está disponível em site e aplicativo, é possível fazer solicitações sem sair de casa. Como por exemplo, simular aposentadoria, tirar extrato de benefício, solicitar salário-maternidade e atualizar dados de cadastro.
A plataforma tem sido importante durante a pandemia da Covid-19, de modo a manter o isolamento social. Nota-se que até setembro do ano passado, o atendimento presencial nas agências do INSS ficou suspenso. Além disso, também foi possível pedir o auxílio-doença sem a realização de perícia médica, por meio do envio de atestado.
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS é uma plataforma criada para facilitar as demandas dos segurados do INSS. São mais de 90 serviços oferecidos, os quais podem ser realizados à distancia, sem a necessidade de comparecer a uma agência do órgão. O objetivo é diminuir as filas das agências da Previdência Social e tornar as informações e serviços mais acessíveis ao cidadão.
É possível acessar a ferramenta pela internet, através do computador ou do próprio celular. Além de obter informações sobre benefícios, é possível dar entrada em algum deles, tirar extratos, entrar com recurso e realizar o cumprimento de exigências, com o envio de documentos necessários para conclusão de um requerimento.
Como funciona?
Para usar a plataforma, o primeiro passo é baixar o aplicativo ou entrar no site. Depois disso, é preciso efetuar um cadastro para poder usar os serviços disponíveis. Sendo assim, depois de efetuar o login, o segurado se depara com uma serie de itens que pode acessar. Entre os serviços em destaque, estão listados por exemplo, os agendamentos e solicitações, pedido de aposentadoria, declaração de atividade, agendamento de perícia e validação para facultativo de baixa renda. Sendo assim, basta selecionar o serviço desejado e seguir as orientações que virão em seguida.

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Como baixar aplicativo?
O site oficial do Meu INSS é o endereço meu.inss.gov.br, o qual está integrado do portal Gov.br, que reúne os serviços digitais do governo federal. Sendo assim, basta ter um aparelho com internet para acessar essa plataforma. Além disso, também é possível baixar o aplicativo. Para isso, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular, pesquisar por “Meu INSS” e clicar em “Instalar”.
Como se cadastrar?
Como dito, a plataforma do Meu INSS está integrada ao portal Gov.br. Ao passo que, basta um único usuário e senha para acessar todos os serviços públicos desse portal. Além de se cadastrar no Gov.br, também é possível obter uma senha provisória através do site de alguns bancos. Veja como fazer a inscrição dessas duas formas.
Cadastro no Gov.br
O portal oferece diferentes formas de cadastro. Dentre elas: validação facial, bancos credenciados, autorização pelo site do Banco do Brasil, certificado digital e número de CPF.
Confira o passo a passo para se cadastrar no Meu INSS através do Gov.br com o número de CPF.
Na tela inicial do site ou aplicativo Meu INSS, clique em “Cadastrar Senha”.
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Depois, clique em “Crie sua conta gov.br”.

Então, nas opções de cadastro, selecione “Número de CPF”.

Depois disso, digite seu CPF, nome completo e clique em “Li e estou de acordo com os Termos de Uso”, após efetuar a leitura, e clique em “Avançar”;

Em seguida, será necessário selecionar as opções corretas sobre seus dados, como data de nascimento, nome da mãe e contribuições previdenciárias. Ao passo que, na próxima etapa, é preciso confirmar e-mail e número do celular. Por fim, a orientação cadastrar a senha, que deve ter no mínimo oito caracteres, depois de digitar clique em “Criar senha”.
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Cadastro em bancos
Outra forma de se cadastrar no Meu INSS, é adquirir uma senha provisória no internet banking de seu banco. Veja quais instituições bancárias estão disponíveis e qual o procedimento em cada uma delas:
- Banco do Brasil: clique em serviços, depois em Previdência Social e então em senha Meu INSS e em NAI;
- Banese: clique em Internet Banking Banese, depois em Serviços e então em Gerar Senha Meu INSS – NAI;
- Banrisul: no Menu de Serviços clique em Criar Código INSS;
- Bradesco: clique em Outros Serviços, depois em Documentos e em INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI);
- Itaú: itau.com.br: clique em Previdência, depois em INSS e então em Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS;
- Caixa Econômica Federal: em Serviço ao Cidadão, clique em INSS, depois em Gerar Código para Serviço INSS;
- Santander: em Outros Produtos, clique em Demais Serviços, depois em NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária;
- Sicoob: em Outras opções, clique em Previdência Social, depois em Senha Meu INSS e NAI.
Como entrar no Meu INSS?
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Depois de efetuar o cadastro no Meu INSS, é fácil entrar na plataforma. Basta acessar o site ou aplicativo, na página inicial clicar em “Entrar”, digite o CPF e aperte em “Avançar”. Então, digite sua senha e clique em “Entrar” para acessar o portal e realizar o serviço desejado.
Ademais, em casos de problema de acesso, a recomendação é consultar o FAQ (Dúvidas Frequentes), para obter informações sobre, por exemplo, manutenção da conta e recuperação de senha. Pode-se também tirar dúvidas por telefone, na Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Como solicitar benefícios e serviços?
Entre as facilidades que a plataforma oferece está a opção de solicitar benefícios e serviços diretamente pelo Meu INSS. Veja como fazer:
- Acesse site ou aplicativo Meu INSS;
- Faça login com CPF e senha;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- Aperte em “Novo requerimento”;
- Pesquise e selecione o serviço ou benefício que deseja;
- Para cada item é necessário informar dados específicos;
- Em seguida, clique em “Atualizar”;
- Atualize os dados de contato caso necessário e aperte em ‘Avançar”
- Em seguida, selecione as opções referentes a sua solicitação;
- Adicione a documentação necessária no item “Anexos”, a qual pode ser por foto do celular ou digitalizada;
- Depois selecione uma agência do INSS;
- Para finalizar clique em “Avançar” e “Gerar comprovante”.
Após realizar a solicitação, é possível acompanhar o andamento pela plataforma Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135. Para entender melhor o processo, assista ao vídeo:
Confira também a lista de alguns serviços que podem ser solicitados diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de comparecer a agência:
- Aposentadoria por Idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Salário maternidade
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
- Benefícios Assistenciais
- Certidão de tempo de contribuição
- Alterar local ou forma de pagamento
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Recurso e revisão
Principais serviços disponíveis no Meu INSS
O Meu INSS oferece mais de 90 serviços para realizar online, dentre eles, os principais são:
Agendamentos/Solicitações: como visto anteriormente, o segurado pode pedir algum benefício ou serviço do INSS, bem como acompanhar o andamento do requerimento;
Pedir aposentadoria: na plataforma, o trabalhador pode pedir sua aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade. Bem como, a aposentadoria da pessoa com deficiência;
Simular aposentadoria: na simulação de aposentadoria, ocorre a busca automática de todas as informações do segurado registradas nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição. A partir disso, é possível verificar quanto tempo falta para o trabalhador se aposentar;
Extrato de Imposto de Renda: esse extrato é utilizado por beneficiários do INSS que precisam declarar Imposto de Renda (IR).
Declaração de Beneficiário do INSS: essa declaração informa a existência ou não de benefício em seu CPF.
Extrato de Pagamento: é o extrato usado para comprovar que o segurado recebe benefício do INSS, além de mostrar sua renda mensal.
Extrato de Contribuição CNIS: esse outro extrato inclui o histórico de todas as contribuições do trabalhador. Através dele, dá para saber se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de maneira correta.
Extrato de Empréstimo: nesse extrato é possível verificar o histórico de créditos consignados realizados com desconto de benefício do INSS.
Resultado de Benefício por Incapacidade: este item informa se o segurado que pediu auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade foi considerado capacitado ou não para o trabalho.
Agendar Perícia: permite marcar perícia médica inicial e também de prorrogação do benefício.
Carta de Concessão: trata-se do documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício, também informa qual o valor e forma de pagamento.
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29: neste item o segurado consegue saber se está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo, que vale para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.
Encontre uma Agência: esse serviço localiza agência do INSS mais próxima do segurado, através do CEP ou do município.
Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI): documento que declara que o contribuinte individual está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.
Atualização de Dados Cadastrais: serviço usado para atualizar dados de contato, como é o caso de endereço, telefone e e-mail.
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