400 mil novas vagas temporárias devem ser abertas ainda esse ano

Para o último trimestre de 2020, Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê abertura de 400 mil novas vagas temporárias; setor industrial é o que lidera com as novas contratações.

De acordo com a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), 400 mil novas vagas temporárias devem ser criadas no último trimestre deste ano. De acordo com a entidade, quem deverá puxar as contratações é o setor industrial, que pode suprir a alta demanda com vagas nos segmentos farmacêutico, embalagens, automobilístico, agronegócio, alimentício, entre outros. Contudo, nos meses de novembro e dezembro, o setor de comércio e varejo deverá ganhar destaque por causa da alta demanda proveniente da Black Friday e Natal.

O presidente da Asserttem, Marcos de Abreu, prevê que 20% dos trabalhadores contratados para vagas temporárias são efetivados após o período. Para Abreu, o profissional temporário adquire mais conhecimentos e experiências neste período, o que facilita sua permanência no mercado de trabalho. Ele considera, ainda, que essa modalidade proporciona às empresas um fôlego maior em relação a demanda, que nestas épocas tendem a crescer.

Vagas temporárias em setembro

No mês de setembro, as contratações de vagas temporárias tiveram um crescimento proveniente do setor industrial. Foram 186.940 novas vagas, o que gerou um crescimento de quase 42% diante a 131.761 em relação ao mesmo período no ano passado. Já no mês anterior, agosto, as contratações por meio de vagas temporárias cresceram 89,5% na comparação com agosto de 2019.

A associação estima que mais de 1,9 milhão de trabalhadores serão contratados este ano de forma temporária, número cerca de 28% maior em relação ao ano passado.

 

Duração de contrato para vagas temporárias

A modalidade de trabalho em vagas temporárias  é prestada por pessoa física contratada por uma empresa que atenda este tipo de serviço. O contrato se deve a somente atender a necessidade ou substituição transitória  de pessoal permanente ou que atenda demandas complementares. A duração desse tipo de acordo tem o prazo máximo de até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação uma única vez por até 90 dias corridos, independentemente da prestação de serviço ocorrer em dias consecutivos ou não.

 

Direitos trabalhistas para profissionais temporários

  • Jornada de trabalho de no máximo oito horas diárias (poderá ter horário superior na hipótese de a empresa contratante utilizar jornada específica);
  • Remuneração equivalente a dos empregados da mesma categoria da empresa tomadora de serviços;
  • Caso haja hora extra, deverá ser pago ao trabalhador temporário um acréscimo no salário de, no mínimo, 50%;
  • Descanso semanal remunerado;
  • Seguro acidente do trabalho;
  • Benefício e serviços da Previdência Social
  • Entre outros benefícios.

 

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes