5ª parcela do auxílio emergencial 2021 para mãe solteira: veja as datas

As primeiras mães que receberão o benefício são aquelas que estão inscritas no programa Bolsa Família

Mais um ciclo de pagamentos do auxílio emergencial está previsto para começar a partir do dia 18. Diante disso, será feita a liberação da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 para mães solteiras.

As primeiras que terão o direito ao benefício são aquelas que estão inscritas no programa Bolsa Família. Para as demais beneficiárias que se inscreveram via aplicativo, site e CadÚnico, ainda não há informações sobre o calendário de pagamentos.

A previsão, é de que seja liberado ainda esta semana pelo governo através da Caixa Econômica Federal. Sendo assim, continue conosco e veja como será feito o pagamento, o valor da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 para mãe solteira e quais as datas do pagamento. 

Valor da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 para mãe solteira

Segundo o Ministério da Cidadania, pelo menos 8,5 milhões de mães solteiras já foram contempladas pelo benefício, que está sendo pago desde o mês de abril.

É importante ressaltar que mesmo diante da prorrogação do pagamento que originalmente finalizaria no mês de julho, o governo decidiu manter o valor do benefício, que varia de acordo com o perfil familiar. 

Sendo assim, a 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 para mãe solteira será de R$375. Esse grupo de beneficiárias também é chamado de famílias monoparentais, que são aquelas chefiadas por mulheres.

Calendário da 5ª parcela 

Como vimos acima, o pagamento terá início na próxima semana. As mães que recebem o benefício primeiro fazem parte do Bolsa Família e tiveram o benefício substituído pelo auxílio emergencial. 

Isso foi feito nos casos em que o auxílio foi considerado mais vantajoso que o benefício social. Diante disso, a orientação é de que as beneficiárias confiram o dígito final do NIS (Número de Identificação Social), pois, cada número representa a data de recebimento. 

Essa informação pode ser conferida através do cartão que é utilizado para sacar o Bolsa Família. Sendo assim, confira o cronograma da 5ª parcela do auxílio emergencial: 

    NIS terminado em: 1 – 18/08 NIS terminado em: 2 – 19/08 NIS terminado em: 3 – 20/08 NIS terminado em: 4 – 23/08 NIS terminado em: 5 – 24/08 NIS terminado em: 6 – 25/08 NIS terminado em: 7 – 26/08 NIS terminado em: 8 – 27/08 NIS terminado em: 9 – 30/08 NIS terminado em: 0 – 31/08

Saque da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 para mãe solteira

É importante ressaltar que as mães que são beneficiárias do Bolsa Família, podem fazer o saque do benefício na mesma data do depósito. Assim, o resgate do dinheiro para esse grupo também será liberado a partir do dia 18. 

Por sua vez, as mulheres que sustentam sozinhas suas famílias e que fazem parte do público geral, precisam aguardar o segundo calendário que será disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. 

Isso acontece porque primeiro são feitos os pagamentos e, somente depois de serem concluídos, é feita a liberação do auxílio para saques e transferências para evitar a aglomeração de pessoas nas agências da Caixa e lotéricas.

Enquanto não acontece essa liberação de saque, as beneficiárias podem movimentar o recurso utilizado o Caixa Tem, sendo possível pagar boletos, contas e fazer compras virtuais ou presenciais. 

Pagamento retroativo

Além da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 para mãe solteira, o governo também está fazendo o pagamento retroativo do auxílio emergencial.

Com isso, pelo menos 110 mil mulheres serão contempladas com valores que podem chegar à R$ 1,5 mil, isso porque estão sendo pagas as parcelas que haviam sido canceladas e se refere aos meses de abril até julho.

Para as mães chefes de família que integram o Bolsa Família, o valor será depositado dentro do calendário do programa. 

Extensão do auxílio 

 

Mensalmente, o Ministério da Cidadania realiza uma verificação nos dados dos beneficiários. Então, aquelas que continuam atendendo os critérios do auxílio emergencial, poderão receber até o mês de outubro. 

A previsão do pagamento também leva em consideração o calendário do Bolsa Família, assim, a expectativa é de que a 6ª parcela comece a ser paga no dia 17 de setembro e se estenda até o dia 30.

Por sua vez, a 7ª parcela será paga entre os dias 18 e 29 de outubro, conforme número final do NIS para os beneficiários do Bolsa Família. 

LEIA TAMBÉM: Saque da 4 ª parcela do auxílio emergencial para mãe solteira

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes