Bolsa Família: saiba como atualizar o cadastro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Famílias inscritas no Bolsa Família devem estar atentas a atualização do cadastro para não terem o benefício cancelado. As informações cadastradas no CadÚnico devem estar sempre atualizadas e verificadas para não caírem no pente-fino do programa injustamente.

A cada dois anos as famílias cadastradas no Bolsa Família devem fazer a atualização cadastral, renovando informações como endereço e renda. As informações e avisos sobre a atualização cadastral se encontram no extrato do Bolsa Família. Dessa maneira, em casos onde a atualização não é feita no prazo, rete-se o auxílio. Então, caso haja irregularidades, é feito o desligamento da família no programa.

 

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa social de distribuição de renda que atende famílias em situação de pobreza  extrema pobreza. Então criado em 2003, o benefício possui três pilares: o desenvolvimento das famílias, a complementação de renda e o acesso a direitos. Para se cadastrar no Bolsa Família, é necessário cumprir os requisitos e ter cadastro no CadÚnico. Para ter acesso ao programa, a comprovação de renda é muito importante. Por isso, os beneficiários devem estar com seus dados atualizados para que o benefício não seja bloqueado ou cancelado pelo governo.

 

Como atualizar o cadastro do Bolsa Família?

Em suma, a atualização dos dados do Bolsa Família e o recadastramento deve ser feito de dois em dois anos, ou quando o programa sofre atualizações. Todo o processo, então, deve ser feito no CRAS do município. Assim, o recadastramento tem como fim controlar os dados cadastrais, atualizar as informações, verificá-las e conferir se os usuários precisam da renovação das suas informações.  Dessa maneira, os documentos que o beneficiário deve ter em mãos são:

  • Documento de identificação original com foto (RG, CNH, entre outros);
  • CPF original;
  • Cartão do Bolsa Família;
  • Título de Eleitor original, com obrigações eleitorais em dia;
  • Certidão de nascimento;
  • Carteira de trabalho original dos membros da família economicamente ativos;
  • Comprovante de matrícula escolar, no caso de crianças e jovens com até 17 anos de idade;
  • Por fim, comprovante de residência válido dos últimos três meses.

 

Leia também:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Bolsa Família no Caixa Tem: pagamentos começam em dezembro

Calendário Bolsa Família: pagamentos do auxílio de R$ 300 de dezembro

Informar Erro
atualizar Bolsa Famíliaatualizar cadastro Bolsa Famíliaatualizar CRAScadastro Bolsa Famíliacancelamento Bolsa Famíliadados Bolsa Famíliapente-fino Bolsa Família
Comentários (0)
Comentar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -