Auxílio Brasil: calendário de dezembro vai até antevéspera de Natal

Brasileiros começam a receber o benefício no próximo dia 10

Em dezembro, o Auxílio Brasil deve beneficiar cerca de 17 milhões de brasileiros com a inclusão de novos beneficiários no programa, que foi criado para substituir o Bolsa Família e que começou a ser pago em novembro. Embora ainda haja dúvidas a respeito do valor e do número de pessoas que serão beneficiadas, a Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário de pagamento do Auxílio Brasil em dezembro. Confira.

Auxílio Brasil já tem calendário de pagamento em dezembro?

Na semana passada, o Senado Federal aprovou a PEC dos Precatórios, que abre espaço no orçamento para o pagamento do Auxílio Brasil com valor médio de 400 reais por mês. No entanto, o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados, já que sofreu alterações durante a tramitação no Senado. A votação da PEC deve definir a quantidade de pessoas que serão beneficiadas e qual será o valor do benefício.

No entanto, embora esses detalhes ainda estejam aguardando definição, a Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário de pagamento do Auxílio Brasil no mês de dezembro. De acordo com a programação, os beneficiários devem começar a receber já no próximo dia 10 e a data de recebimento de cada cidadão está vinculada ao número do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão do Bolsa Família.

Confira o calendário:

  • NIS final 1: 10 de dezembro;
  • NIS final 2: 13 de dezembro;
  • NIS final 3: 14 de dezembro;
  • NIS final 4: 15 de dezembro;
  • NIS final 5: 16 de dezembro;
  • NIS final 6: 17 de dezembro;
  • NIS final 7: 20 de dezembro;
  • NIS final 8: 21 de dezembro;
  • NIS final 9: 22 de dezembro;
  • NIS final 0: 23 de dezembro.

Quem tem direito a receber o Auxílio em dezembro?

Todos os brasileiros que já recebiam o Bolsa Família serão beneficiados com o Auxílio Brasil. A transição para o novo programa é automática, mas é preciso estar com os dados de cadastro atualizados na base de dados do governo. A consulta da situação cadastral pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo do CadÚnico para celular ou pelo telefone 0800 707 2003, com ligação gratuita.

Para estar apto a receber o Auxílio Brasil de acordo com o calendário de dezembro, é essencial seguir algumas regras, já que o benefício é destinado a famílias em situação de extrema pobreza (com renda per capita de até $100) e de pobreza (renda até $200 por pessoa). Além disso, o beneficiário precisa comprovar frequência escolar de membros familiares com idade de até 21 anos, esquema vacinal completo de crianças menores de 7 anos e realização de exames pré-natal, caso haja gestantes na família.

Auxílio brasil calendário dezembro
Como saber quanto vou receber de auxílio brasil? Aprenda a consultar - foto: pixabay

Como fazer o cadastro no Auxílio Brasil?

Os responsáveis familiares que ainda não têm cadastro no CadÚnico e se enquadram nas regras do Auxílio Brasil devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo munidos dos documentos pessoais de todos os membros familiares e todos os outros documentos que comprovem que a família é elegível para o programa de acordo com as regras.

Quem se enquadra nesses grupos do programa e ainda não está cadastrado na base de dados do governo ou precisa fazer atualização de cadastro, deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo com os documentos pessoais de todos os membros familiares, comprovante de residência e comprovante de matrícula escolar dos menores de 21 anos. Famílias quilombolas ou indígenas precisam apenas do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). Para novos beneficiários do Auxílio Brasil, no entanto, ainda não foi definido o calendário de dezembro, pois isso está vinculado à aprovação da PEC dos Precatórios.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes