Auxílio Brasil: valor de 400 reais vai até quando?

Beneficiários receberão valor médio de 400 reais até o fim de 2022

Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, o Governo Federal abriu espaço no orçamento para o pagamento do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, em 2022. No dia 10 de dezembro, os últimos pagamentos do benefício de 2021 começaram a ser feitos e a previsão é de que, em janeiro, os beneficiários comecem a receber no dia 18, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). Saiba até quando vai o Auxílio Brasil de 400 reais.

Auxílio Brasil de 400 reais vai até quando?

A PEC dos Precatórios e a aprovação do orçamento de 2022 pelo Congresso Nacional era o que faltava para o governo garantir o pagamento e a ampliação do Auxílio Brasil no próximo ano. O valor médio de 400 reais deve chegar a quase 18 milhões de brasileiros já a partir de janeiro, quando começam a ser feitos os primeiros depósitos do ano.

No entanto, diante de tantas incertezas econômicas, milhões de beneficiários ainda têm dúvidas quanto aos pagamentos prometidos para 2022. O Auxílio Brasil no valor de 400 reais vai até quando? A boa notícia é que, com a aprovação do orçamento, esse valor está garantido pelo menos até dezembro.

No entanto, ainda não se sabe até quando o valor de 400 reais do Auxílio Brasil será mantido. Isso porque, para 2023, o benefício também depende de aprovações, que devem ser votadas somente no fim de 2022. Somente em novembro, quando foi paga a primeira parcela do Auxílio Brasil, o valor foi abaixo de R$ 400.

Quem vai receber o Auxílio em 2022?

Auxílio brasil 400 reais vai até quando
Pec e orçamento garantiram auxílio brasil de 400 reais até dezembro. Imagem: reprodução/governo federal

Como o Auxílio Brasil de dezembro chegou a cerca de 14,5 milhões de brasileiros e, por falta de verba, não foi possível beneficiar todos os cidadãos que recebiam o extinto Bolsa Família, em janeiro o governo vai priorizar a fila do antigo benefício. Além dessas pessoas, também está aguardando quem já está no CadÚnico – exigência básica para o pagamento do Auxílio Brasil.

O benefício criado para substituir o Bolsa Família é destinado a famílias em situação de extrema pobreza (com renda per capita de até $100) e de pobreza (renda até $200 por pessoa). Já em janeiro, portanto, mais de 3 milhões de pessoas devem ser incluídas no Auxílio Brasil e receber o valor médio de 400 reais.

Até quando vai o cadastramento no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil de 400 reais?

Não há data limite para que as famílias que se encaixam nas regras do Auxílio Brasil façam seus cadastros no CadÚnico e tentem receber o valor de 400 reais. No entanto, o cadastramento não garante o direito ao benefício.

Quem deseja se cadastrar na base de dados do governo, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo munido dos documentos pessoais de todos os membros familiares, comprovantes de frequência escolar dos menores de 21 anos, comprovantes de vacina e de acompanhamento pré-natal, se houver alguma gestante no grupo familiar.

Para saber se está elegível para o Auxílio Brasil de 400 reais, o cidadão pode consultar a situação cadastral no pelo site, pelo aplicativo do CadÚnico para celular ou pelo telefone 0800 707 2003 (ligação gratuita). O cadastro e a atualização de dados só podem ser feitos presencialmente no CRAS.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes