Auxílio doença terá novo valor em 2022

Atualização do salário mínimo pode mudar o valor ao qual o contribuinte tem direito

Com o aumento do salário mínimo para R$ 1.212 em 2022, o auxílio doença (ou auxílio por incapacidade temporária), também mudou. O valor do benefício previdenciário, pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a todo trabalhador incapacitado de trabalhar por 15 dias ou mais, corresponde a uma média das contribuições feitas desde o início da carreira e segue alguns parâmetros. Entenda.

Qual o valor do auxílio doença em 2022?

O valor do auxílio doença é calculado com base nas contribuições feitas ao INSS ao longo da vida e segue algumas regras. Para solicitar o auxílio doença em 2022, o contribuinte precisa estar na qualidade de segurado, ter cumprido o prazo de carência (ter feito pelo menos 12 contribuições ao INSS) e estar incapacitado de exercer suas funções laborais por pelo menos 15 dias consecutivos ou intercalados dentro de 60 dias. A regra de carência não vale para acidentes ou doenças graves, o que significa que, nesses casos, não é necessário ter contribuído por 12 meses.

O benefício corresponde a 91% do salário-de-benefício, que é a média de 100% dos salários recebidos pelo trabalhador ao longo da carreira. Em outras palavras, se o trabalhador contribuiu por dois anos, todo o valor recebido no período é somado e então divido por 24 (total de meses de contribuição). Sobre o resultado final, incide a alíquota de 91%. Ou seja: o contribuinte vai receber 91% da média de salários.

Teto do auxílio doença

Assim como acontece com todos os benefícios do INSS, o auxílio doença também tem um teto (valor máximo que o contribuinte poderá receber). Ele corresponde à média dos últimos 12 salários. Por exemplo: um contribuinte que recebia 2 mil reais e passou a ganhar um salário mínimo no último ano vai receber o máximo de R$ 1.212 de auxílio doença, que é o valor atualizado do mínimo.

Caso o benefício seja transformado em aposentadoria por invalidez, as regras mudam.  Segurados especiais (trabalhadores rurais, pescadores artesanais e indígenas) recebem um salário mínimo, independentemente da média de contribuição. Se o trabalhador não concordar com o cálculo do INSS, pode pedir revisão.

Quando começa e por quanto tempo é válido o auxílio doença?

O auxílio doença começa a contar no primeiro dia de afastamento se o pedido for feito no prazo máximo de 30 dias. Se passar disso, o benefício começa a contar no dia da solicitação. O auxílio doença pode ser pago por até 120 dias, mas o contribuinte pode solicitar prorrogação, caso seja necessário, no site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.

No entanto, para estender o prazo, é preciso passar por uma nova avaliação médica. É possível receber o auxílio doença durante anos, mas a cada quatro meses, em média, será preciso pedir a prorrogação. Desempregados também podem solicitar o auxílio desde que ainda estejam na qualidade de segurados ou recebendo algum benefício previdenciário, com exceção do auxílio acidente ou benefício por prestação continuada (BPC).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes