Auxílio emergencial 'em processamento'; saiba o que fazer nessa situação

A consulta do auxílio emergencial pode ser feita no site da Cidadania.

Milhões de brasileiros começaram a receber a nova rodada de pagamentos da ajuda do governo federal na última terça-feira (06). Por outro lado, alguns beneficiários que consultaram o auxílio emergencial encontraram o status "em processamento". Veja, a seguir, o que isso significa e saiba como resolver.

Para o pagamento do auxílio emergencial 2021, cerca de 18 milhões de beneficiários deixaram de receber os valores. Isso porque o orçamento deste ano para ajudar a população está limitado a R$ 44 bilhões. Com isso, não seria possível atender aos mais de 67 milhões de brasileiros que receberam o benefício em 2020.

O que significa auxílio emergencial 'em processamento'?

O Dataprev já divulgou a lista de quem pode receber o auxílio emergencial no site da Cidadania. A consulta pode ser feita a partir do CPF do beneficiário. Lá é possível encontrar se o cidadão está "Elegível", e o valor das parcelas, ou "Inelegível", e a opção de contestar.

Ainda assim, alguns usuários se deparam com a mensagem "Em Processamento" no portal de consultas. Isso significa que as informações do beneficiário ainda estão sob análise do Dataprev. Nesse sentido, ainda não é possível saber se o auxílio emergencial será concedido ou não.

O Ministério da Cidadania não informou a data exata da conclusão das análises. Contudo, os dados devem ser processados já nos próximos dias. Os beneficiários que nasceram em janeiro, mas que ainda estão 'em processamento' devem receber o valor retroativo, se tiverem o auxílio aprovado, pois o pagamento para este grupo já foi feito.

A dica é que os beneficiários fiquem de olho no site da Cidadania durante os próximos dias. Em caso de inelegibilidade, é possível contestar a justificativa do Dataprev.

Como consultar o auxílio emergencial no site da Cidadania?

  1. O primeiro passo é entrar no site da Cidadania (https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/);
  2. Em seguida, basta informar o nome completo;
  3. Logo após, preencha o nome da mãe (caso não tenha registro de mãe, basta selecionar a opção Mãe desconhecida);
  4. Informe a data de nascimento;
  5. Feito isso, selecione a opção não sou um robô, em seguida, clique em enviar.

Leia também:

Auxílio emergencial: por quais motivos o benefício pode ser negado?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes