Auxílio Emergencial foi prorrogado? Entenda a situação do benefício

O Auxílio Emergencial foi prorrogado? Até o momento, não. Mas caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios não seja aprovada, governistas estudam uma eventual prorrogação do benefício concedido no início da pandemia para conter os efeitos financeiros.

Auxílio Emergencial foi prorrogado?

O governo federal descartou uma prorrogação do Auxílio Emergencial. Contudo, a votação da PEC dos Precatórios está prevista para a próxima quarta-feira, dia 3 de novembro, no Congresso Nacional. Esse aval poderá influenciar nessa decisão.

A Câmara dos Deputados Federal já aprovou o projeto de lei (PL) que permitiria o Auxílio Brasil. No entanto, só passou pela Comissão Especial e ainda precisa ir ao plenário dos deputados federais. Por fim, o Senado Federal irá avaliar o projeto e poderá sancionar ou vetar.

O ministro da Cidadania, João Roma, disse que está preocupado com o período para a PEC passar e espera ser até a segunda semana de novembro. "Porque senão terão dificuldades operacionais."

Veja ainda: Como saber o código da família no Cadúnico?

O Auxílio Emergencial pode ser prorrogado?

Se Bolsonaro não conseguir apoio, até o dia 15 de novembro, para financiar o novo Bolsa Família, o governo poderá pedir aos deputados e senadores a prorrogação do estado de calamidade pública. Dessa forma, haveria autorização para prorrogar o Auxílio Emergencial.

Essa definição termina em 31 de dezembro e permite que mais dinheiro possa ser gasto durante a situação de crise econômica e sanitária que o país vive.

A gestão federal quer substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial pelo Auxílio Brasil. Ainda assim, em 18 de outubro, o presidente chegou a falar sobre uma eventual prorrogação do benefício temporário. Em evento em São Roque (MG), ele chegou a afirmar que: "Se Deus quiser, nós resolveremos a extensão do Auxílio Emergencial".

Todavia, é importante destacar que até agora, não há nenhuma informação concreta sobre essa expansão. Ou seja, a previsão é que haja o fim do Auxílio Emergencial, caso o PL que permitirá o Auxílio Brasil passe.

Até quando vai o Auxílio Emergencial 2021?

O pagamento da 7º e última parte do Auxílio Emergencial está previsto para o próximo domingo, dia 31. A parcela fica disponível primeiro para os nascidos em dezembro. No entanto, o último saque previsto começa no dia 1º de novembro, para os nascidos em janeiro, e segue até o dia 19 desse mês.

Vale lembrar que isso considera o calendário disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Isto é, sem a prorrogação.

Atualmente, tanto as alas políticas e econômicas da gestão Bolsonaro parecem ter chegado a um acordo, de que a prioridade é o Auxílio Brasil, de R$ 400. Se a medida passar, 18 milhões de brasileiros que recebem dinheiro do Auxílio Emergencial deixam de receber a ajuda a partir do mês de dezembro.

Entretanto, a aposta governista é que o novo Bolsa Família terá valor maior e atingirá mais pessoas, passando de aproximadamente 14 milhões para 17 milhões de beneficiados.

Como o teto de gastos influencia no Auxílio

A PEC dos Precatórios veio da gestão do presidente do país, Jair Bolsonaro (sem partido). Se houver aprovação, o teto de gastos irá aumentar o bastante para o governo poder gastar com o Auxílio Brasil (o novo Bolsa Família). Então, só se o PL não passar, aumentar o Auxílio Emergencial é visto como alternativa.

O teto de gastos define o quanto o Estado pode gastar em seu orçamento nas despesas de saúde, educação, segurança, dentre várias outras áreas. Atualmente, todo o dinheiro que foi gasto em um ano não deve ser maior que o que aconteceu no ano anterior.

Ou seja, até agora, o presidente não definiu de onde virá o recurso para o benefício à população. Já foi dito que o Auxílio Brasil será de R$ 400. Porém, o novo benefício não é oficial e o repasse ainda pode mudar.

No começo do mês de outubro, disputa dentro do próprio governo poderia fazer com que o limite ficasse do jeito em que está. Ou seja, que não iria mudar. Nesse caso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a dizer que não queria que o teto fosse furado. Contudo, ele parece ter mudado de opinião. Ou, ao menos, desistido da ideia.

No entanto, outros ministros como o da Cidadania, João Roma, ou do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sempre foram a favor de que o governo precisava gastar mais dinheiro para tirar o país da crise.

Acompanhe as últimas notícias de economia

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de josé dias
    José dias Diz

    Porque o Bolsonaro não quer pagar o auxílio emergencial o auxílio não sai do bolso dele não e por isso que as pessoas do mundo todo que o Lula como presidente porque se fosse ele como presidente eu garanto que ele ia continuar pagando o auxílio emergencial pra todo mundo porque ele sabe que esse dinheiro 💰 não sai do bolso dele não por isso que o Lula vai valta como presidente pra ajudar os pobres que o Bolsonaro que mata todo mundo de fome e isso que ele quer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes