Auxílio Gasolina 2022: confira como fazer o cadastro

O pagamento desse benefício é parte de propostas que pretendem reduzir o preço de combustíveis

Para amenizar o impacto da alta do combustível foi aprovado pelo Senado o Auxílio Combustível Brasileiro (ACB). O projeto de Lei nº 1.472 faz parte das propostas que visam reduzir o preço dos combustíveis no país e esta iniciativa é voltada aos motoristas e famílias brasileiras de baixa renda. Portanto, veja todas as informações sobre como será o pagamento auxílio gasolina 2022 cadastro e quem tem direito se esta medida for sancionada.

Cadastro auxílio gasolina 2022 já começou?

O Executivo ainda precisa regulamentar de forma oficial como será o cadastro auxílio gasolina 2022, mas segundo a proposta, o interessado em receber o benefício deverá apresentar o documento de permissão para prestação do serviço de motorista de aplicativos.

Esse documento deve ser emitido pelas plataformas responsáveis pela prestação de serviço por meio de transporte privado. Também é preciso ter o comprovante de cadastro de operação que é obtido junto ao órgão competente. Como o projeto pretende beneficiar os cidadãos de baixa renda, se espera que o cadastro aconteça por meio do CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais).

Atualmente, essa é a principal porta de entrada dos brasileiros em iniciativas sociais realizadas pelo governo. Portanto, se o projeto for aprovado de forma definitiva, os interessados em fazer o cadastro auxílio gasolina 2022 devem se inscrever ou fazer a atualização dos dados familiares no CadÚnico. Isso é feito junto aos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de cada município, basta entrar em contato com o setor e agendar atendimento.

Quem tem direito a auxílio combustível?

O cadastro auxílio gasolina 2022 poderá ser feito por motoristas que atuam como autônomos no setor de transporte de cargas e transporte individual. Nesse grupo estão incluídos os taxistas, motoristas e motociclistas que trabalham por aplicativos. Para esses trabalhadores, o cadastro auxílio gasolina 2022 vai liberar o pagamento será de R$ 300,00.

A mesma quantia deve ser paga para condutores de pequenas embarcações (motores até 16 hp). O projeto prevê ainda que o auxílio gasolina 2022 cadastro esteja disponível para os condutores de motos de até 125 cilindradas. Neste caso, o pagamento será de R$100 que serão pagos mensalmente.

Outro critério para fazer o cadastro auxílio gasolina 2022 é o limite de renda permitido para receber o novo benefício. Segundo estabelece o projeto, esses trabalhadores devem ter rendimento familiar mensal de até três salários mínimos.

Vale ressaltar que a proposta prevê que os cidadãos inscritos no Auxílio Brasil terão prioridade em receber o novo benefício que será liberado pelo governo de forma mensal e limitado a um pagamento por família. Com isso, os pagamentos do benefício também devem ser liberados juntamente com as parcelas do programa de distribuição de renda Auxílio Brasil.

Quando será pago o auxílio gasolina?

Ainda não há previsão de quando será liberado o auxílio gasolina 2022 cadastro, além do pagamento desse benefício. O texto ainda precisa ser analisado pelas comissões da Câmara dos Deputados e depois, a proposta seguirá para o presidente Jair Bolsonaro, que pode sancionar o projeto de pagamento do auxílio gasolina 2022.

Caso isso aconteça, ainda será preciso haver disponibilidade orçamentária para que o novo auxílio seja finalmente pago aos beneficiários, conforme determina a proposta.

Também é preciso levar em consideração que o pagamento do auxílio gasolina pode ficar para 2023, visto que este é um ano eleitoral. Portanto, a orientação é de que os cidadãos aguardem a finalização dos trâmites necessários para a aprovação do Projeto de Lei nº 1.472 e a liberação do auxílio gasolina 2022, bem como, o cadastro para ser beneficiado pelo novo pagamento.

Relacionado

Qual a gasolina mais cara do Brasil em 2022? Confira preço das capitais

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes