Cancelei o saque extraordinário do FGTS, e agora? Saiba o que fazer

Veja o que fazer após cancelar o saque extraordinário do FGTS

"Cancelei o saque extraordinário do FGTS: e agora?". Essa é uma pergunta que muitos brasileiros têm feito desde a quarta-feira, 20 de abril, na última semana, quando a Caixa Econômica Federal liberou o saque extraordinário de até R$ 1.000,00 para os trabalhadores nascidos em janeiro.

A partir do sábado, dia 30 de abril, já será feita a liberação para aqueles que nasceram em fevereiro. Ao todo, 3,2 milhões de pessoas poderão realizar o saque nesta etapa. A movimentação deste dinheiro pode ser feita até 15 de dezembro, retornando para o fundo após a data limite, sem trazer prejuízo.

Porém, apesar de muitos buscarem o saque extraordinário para ajudar nas finanças do mês, existem contribuintes que optam por não mexer nesta quantia. Ou ainda, existem os que cancelaram o saque e depois mudaram de ideia.

Pensando neles, o tutorial abaixo vai explicar como proceder diante deste cenário e, consequentemente, reaver o dinheiro desejado.

Cancelei o saque extraordinário do FGTS, e agora?

Em alguns casos, o beneficiário pode cancelar uma transação financeira sem querer. Em outras circunstâncias, pode haver um desinteresse pelo saque extraordinário do FGTS no primeiro momento. Mas, é possível recuperar o pagamento mesmo se tiver efetuado o cancelamento.

Através do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o usuário pode abrir a tela referente ao Saque Extraordinário e solicitar o crédito para a sua conta Poupança Social Digital.

Após esse passo, o pagamento é feito e o correntista tem até 10 de novembro de 2022 para pedir a anulação deste crédito automático, caso queira.

Uma vez que o valor foi depositado na Poupança Social Digital, o beneficiário tem até 15 de dezembro de 2022 para movimentar este dinheiro. Mantendo-se a inatividade após o prazo, o montante volta para a conta do FGTS.

Como cancelar o saque extraordinário do FGTS?

Se a sua intenção é realmente cancelar o saque extraordinário do FGTS, de até R$1.000,00, o processo é diferente.

Confira abaixo cada passo a ser tomado para ir adiante neste cancelamento e posterior devolução do dinheiro:

1º passo: abrir o aplicativo "FGTS."

2º passo: nesta fase, será solicitado o seu login, com o preenchimento do número do CPF e da senha cadastrada no sistema do Internet Banking da Caixa Econômica.

3º passo: logo na entrada do App, busque a opção "Saque Extraordinário FGTS".

4º passo: na sequência, é importante fazer a checagem de cada informação, como a quantia, data do pagamento e demais detalhes da conta.

5º passo: neste momento,  faça a rolagem da tela para baixo até encontrar a opção "Solicitar cancelamento" para efetivar a devolução desejada.

6º passo: para dar andamento ao pedido, avance apertando em "Continuar".

7º passo: concluídas todas as ações descritas anteriormente, aparecerá uma tela de confirmação. Nesta hora, toque no botão "Sim" e finalize o processo de cancelamento do saque extraordinário do FGTS.

Como saber se tenho direito ao saque extraordinário do FGTS?

Muito antes de solicitar o pagamento, é fundamental que o beneficiário saiba se tem ou não o direito de fazer o saque extraordinário do FGTS em 2022. Em todo o Brasil, são 42 milhões de trabalhadores habilitados a receberem o valor.

É importante destacar que desde o início do mês de abril, cada beneficiário pode consultar se está apto a fazer o saque. Para descobrir esta informação, existem três caminhos:

  1. No site da Caixa Econômica Federal;
  2. No aplicativo do FGTS;
  3. Nas agências da Caixa, de forma presencial.

Através do site, há duas possibilidades de ação: descobrir se tem direito a fazer o saque extraordinário do FGTS e saber a data exata do crédito na Conta Poupança Social Digital.

Já pelo aplicativo e nas agências da Caixa, o trabalhador possui várias outras possibilidades:

  • conferir o recebimento a ser creditado;
  • descobrir a data de crédito na Poupança Social Digital;
  • relatar que não deseja receber o crédito do montante;
  • pedir que o valor creditado retorne para a conta FGTS;
  • modificar dados cadastrais para criar a Conta Poupança Social Digital.

Quando sacar o FGTS 2022? Veja calendário

Dois grupos de beneficiários estão sendo contemplados já neste mês de abril com o saque extraordinário. O calendário de pagamentos segue o cronograma de acordo com a data de nascimento de cada pessoa.

Dessa forma, os nascidos em janeiro já foram agraciados com o benefício desde o dia 20 de abril. Enquanto isso, os trabalhadores que nasceram em fevereiro terão como solicitar o recebimento a partir de 30 de abril.

Para facilitar a sua consulta e planejamento financeiro dos próximos meses, acompanhe o calendário abaixo para saber quando poderá pleitear seu saque extraordinário do FGTS de acordo com seu mês de nascimento.

Janeiro: a partir de 20 de abril;
Fevereiro: a partir de 30 de abril;
Março: a partir de 04 de maio;
Abril: a partir de 11 de maio;
Maio: a partir de 14 de maio;
Junho: a partir e 18 de maio;
Julho: a partir de 21 de maio;
Agosto: a partir de 25 de maio;
Setembro: a partir de 28 de maio;
Outubro: a partir de 01 de junho;
Novembro: a partir de 08 de junho;
Dezembro: a partir de 15 de junho.

Para conferir mais informações sobre os saques extraordinários do FGTS, acompanhe as notícias de Economia do DCI.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes