Carteira de Trabalho Digital: entenda como funciona o documento

A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada diretamente pelo celular. O documento substitui a antiga carteira de trabalho impressa.

Com a pandemia da Covid-19, muitos trabalhadores e empregadores buscam soluções digitais para facilitar o trabalho de forma remota. Um desses recursos é a Carteira Digital de Trabalho, que possui as mesmas finalidades do documento físico. O formato digital, no entanto, tem atraído cada vez mais pessoas e teve 270 milhões de acessos apenas em 2020.

O documento digital foi criado para facilitar o cadastro de informações sobre os contratos de trabalho e permite que o trabalhador acompanhe tudo por um aplicativo em seu celular. Segundo o Ministério da Economia, foram mais de 24 milhões de downloads do app até fevereiro.

O que precisa para tirar Carteira de Trabalho Digital?

Para emitir a Carteira de Trabalho Digital é necessário estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Com o número do CPF, o trabalhador precisa criar uma conta no portal GOV.br para ter acesso ao documento digital.

Com a conta autenticada no portal do Governo Federal, basta baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível gratuitamente para celulares Android e iOS.

Passo a passo para acessar

  1. Após baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular, siga o passo a passo para fazer o login.
  2. Primeiramente, ao abrir a plataforma clique em "Entrar".
  3. Feito isso, informe o número do CPF e a senha de cadastro no portal GOV.br.
  4. Em seguida, aparecerá na tela do celular uma autorização de uso de dados pessoais, como nome e foto, além de dados previdenciários. Clique em “Autorizar”.
  5. Feito isso, logo após, será possível acessar todas as informações da Carteira de Trabalho Digital, como contratos e benefícios.

Como imprimir a Carteira de Trabalho Digital?

Mesmo com a Carteira de Trabalho Digital, alguns trabalhadores podem precisar da versão física do documento. Para imprimir a carteira é bem simples. No próprio aplicativo, acesse a opção "Enviar", nela é possível exportar o documento em PDF para imprimir ou enviar online.

Apesar da opção online, o Ministério da Economia aconselha que os trabalhadores que possuem a Carteira de Trabalho física guardem o documento por conta de eventuais erros no app online.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital para o empregador?

Os empregadores não precisam mais fazer anotações na sua carteira de trabalho física. Informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias agora devem ser feitas diretamente no eSocial, que é um sistema do Governo Federal.

No momento da contratação de um novo funcionário, o empregador deve solicitar o número do CPF para fazer o cadastros dos dados de vínculo empregatício. Dessa forma, o cidadão pode acompanhar online às anotações relacionadas a férias e salário.

Caso os empregadores ainda não possuam o eSocial, o registro do trabalhador deve ser pela carteira impressa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes