Licença amamentação em 2023: são quantos dias e como funciona?

O leite materno é o alimento ideal para os bebês. É seguro, limpo e contém anticorpos que ajudam a proteger contra muitas doenças infantis comuns.

A volta ao trabalho após a licença maternidade pode ser a primeira vez que a mãe fica separada do bebê por longos períodos, e pode ser ainda mais desafiador para aquelas mães que amamentam. Mas a boa notícia é para essas mães é a licença amamentação, um direito garantido na CLT assegura a mulheres até 1 hora por dia para amamentar seus filhos durante a jornada de trabalho. Veja as regras.

Como funciona a lei da licença amamentação?

De acordo com o artigo 396 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), após o retorno da licença maternidade e até os 6 meses da criança, a mãe terá direito a dois descansos de meia hora durante a jornada de trabalho para amamentar seu bebê, inclusive aqueles advindos de adoção.

“Art. 396. Para amamentar seu filho, inclusive se advindo de adoção, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais de meia hora cada um.", diz o dispositivo.

O texto sobre a Licença amamentação ainda esclarece que se o local de trabalho disponha de um ambiente para os filhos, a trabalhadora terá direito a jornada reduzida.

Se a jornada for de 4 a 6 horas, a licença amamentação determina a redução de 1 hora da carga horária diária.  Já para o trabalho cuja duração seja igual ou superior a 6 horas, a redução deve ser de 2 horas,

A redução da jornada não permite qualquer corte de salário ou desconto. Mas a licença só é válida até a criança completar 180 dias de vida.

Isso acontece para que a mãe tenha tempo de ir para a casa e assim alimentar o bebê.

A lei também determina que esse período de seis meses pode ser aumentado pela autoridade competente quando a saúde da criança o exigir, conforme permissão do parágrafo único do mesmo artigo.

Por quanto tempo devo amamentar?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade com o leite materno.

Estudos indicam que o leite materno fornece toda a energia e nutrientes de que o bebê precisa nos primeiros meses de vida e continua a fornecer até metade ou mais das necessidades nutricionais da criança durante a segunda metade do primeiro ano e até um terço durante o segundo ano de vida.

“É importante observar que a OMS não estabelece uma duração máxima de amamentação”, diz o Dr. Leon Mitoulas, Chefe de Investigação em Amamentação. “Do ponto de vista antropológico, a amamentação entre dois anos e meio e sete anos seria ideal. No entanto, as normas culturais de hoje geralmente envolvem o desmame em uma idade muito mais jovem”.

Ainda segundo a OMS, crianças amamentadas têm melhor desempenho em testes de inteligência, são menos propensas a ter sobrepeso ou obesidade e menos propensas a diabetes mais tarde na vida. As mulheres que amamentam também têm um risco reduzido de câncer de mama e ovário.

RELACIONADO: Qual o valor do Bolsa família para quem tem 1 filho?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes