Como cadastrar e gerar o número do PIS para funcionários?

A contribuição tributária é destinada ao setor privado e o benefício segue calendário anual. Cadastro pode ser feito pela internet ou em agências Caixa

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição tributária feita pelas empresas e com destino aos profissionais do setor privado. Assim, é um benefício social dos trabalhadores inscritos no programa do Governo Federal. Portanto, ele corresponde ao 13º salário do trabalhador, e segue o calendário anual do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). Ajuda a financiar diversos benefícios e direitos profissionais, como o seguro-desemprego, abono, recolhimento do FGTS e outros. Por isso, é importante que o empregador cadastre e gere o número do PIS.

O que é o número do PIS?

O número do PIS é a identificação do trabalhador para a Previdência Social e Ministério do Trabalho e Emprego. Então, é usado como identificação individual no recolhimento do FGTS, INSS e envio das obrigações mensais. O cadastramento é obrigatório, e o processo deve ser feito pelo empregador após o funcionário ser contratado em seu primeiro emprego.

A diferença entre o cadastro do PIS e Pasep é que um está ligado a iniciativa privada (PIS), enquanto o outro está ligado ao serviço público (Pasep). É possível cadastrar o PIS: pela internet, na agência do banco Caixa Econômica Federal ou pelo cadastramento em lote.

Como cadastrar e gerar o número do PIS?

O cadastramento do número do PIS é obrigatório logo que o funcionário tem seu primeiro emprego. Portanto, os documentos necessários para o cadastramento do PIS, em geral, são:

  • Formulário FICUS/E devidamente preenchido pela empresa;
  • CPF e da Carteira de Identidade do usuário externo (Cópia autenticada);
  • Cartão do CNPJ (cópia);
  • Documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal (cópia autenticada);
  • CPF e da Carteira de Identidade do sócio ou representante legal da empresa (cópia autenticada).

 

1. Site Conectividade Social

Em suma, é possível cadastrar e gerar o número do PIS através do site Conectividade Social, da Caixa. Se a sua empresa está enquadrada nos regimes tributários de Lucro Presumido ou Lucro Real, é necessário possuir o Certificado Digital padrão ICP-Brasil, emitido por qualquer autoridade certificadora credenciada no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Dessa maneira, basta:

  1. Acesse o site com o certificado digital plugado em seu computador. Automaticamente será aberta uma janela para selecionar o certificado da empresa em que o empregado terá registro;
  2. Selecione a opção Cadastro NIS;
  3. Clique em incluir Pessoa Natural para acrescentar os colaboradores no sistema;
  4. Então, preencha os dados pessoais do trabalhador (CPF, RG, nome dos pais e dados da carteira de trabalho).

Já as empresas que optam pelo Simples Nacional não precisam ter o certificado digital ICP. Assim, para utilizar o portal Conectividade Social precisam solicitar uma autorização de Usuário Externo, preenchendo a Ficha de Cadastramento de Usuário Externo (FICUS/E). Dessa forma, o formulário deve ser levado até uma agência da Caixa Econômica Federal para ser protocolado com uma cópia de identidade e CPF do usuário que acessará o sistema pela empresa, cópia da procuração (quando cadastramento realizado por procurador) e documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal. No prazo de cinco dias úteis a Caixa deve liberar o cadastramento do NIS/PIS.

 

2. Agência da Caixa

Essa opção é para os empregadores Pessoa Física equiparados à empresa isenta de registro no CNPJ e que utilizam CEI para efetuar os recolhimentos de FGTS e INSS. Assim, é preciso preencher o Documento de cadastramento do NIS (DCN) e levá-lo a uma agência da Caixa junto do comprovante de matrícula no CEI.

 

3. Cadastramento em lote

Por fim, também através do site Conectividade Social é possível solicitar o cadastramento em lote para quem tem mais de um funcionário para cadastrar e gerar o número do PIS. Portanto, você tem que gerar um arquivo no layout padrão da Caixa, seguindo as instruções da Caixa. O aquivo deve ter envio para o Conectividade Social. Para o envio, basta:

  1. Acesse o portal e clique em Caixa Postal;
  2. Clique em Nova mensagem;
  3. Clique em Selecione o serviço;
  4. Se a empresa tiver Certificado Digital padrão ICP, a opção Envio de arquivo cadastro NIS aparecerá automaticamente.

 

Leia também:

Saiba como pedir a certidão para saque do PIS/Pasep e FGTS

Cartão Cidadão: saiba como fazer o documento para receber benefícios

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes