O trabalhador tem direitos mesmo sem carteira de trabalho? veja

A carteira de trabalho é o documento oficial para registro do vínculo empregatício. Os direitos trabalhistas são previstos mesmo sem CTPS.

O trabalhador tem a garantia dos direitos trabalhistas a partir do momento que inicia o exercício do trabalho. Sendo assim, mesmo antes da assinatura da carteira de trabalho, o empregado possui benefícios previdenciários, por exemplo.

Dessa forma, a empresa que não tiver assinado a carteira de forma devida, pode sofrer multas, além de processos judiciários. A exceção é para os casos de trabalho doméstico.

Por fim, as definições de obrigatoriedade e tempo máximo para assinatura de carteira de trabalho têm prescrição da Lei da Liberdade Econômica.

Lei da Liberdade Econômica

A Lei de Liberdade Econômica, a Lei nº 13.874 de setembro de 2019, prevê prazo para assinatura de carteira de trabalho. Sendo assim, a empresa tem até cinco dias úteis para emitir e assinar a CTPS do empregado contratado.

Portanto, se a assinatura não acontecer no período estabelecido, a empresa poderá pagar multa e indenização ao trabalhador.

Empresa que não assina Carteira de Trabalho

Se a empresa se negar a assinar a carteira de trabalho do empregado, o colaborador tem direito a encaminhar a ação na justiça do trabalho. Sendo assim, o trabalhador tem direitos trabalhistas garantidos pela CLT, mesmo sem registro na CTPS.

Sendo assim, o colaborador tem direito a receber:

  • Saldo-salário;
  • Férias remuneradas que já tiveram vencimento;
  • Férias proporcionais;
  • Multa por ausência de registro trabalhista;
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aviso prévio.

Contudo, para comprovar o vínculo empregatício, o trabalhador deverá ter testemunhas, fotos, recibos de folhas de pagamentos, assinaturas em folha de ponto, extrato bancário, entre outros.

Por fim, a assinatura da CTPS é obrigatória para qualquer atividade remunerada e o prazo de 5 dias úteis para registro.

 

Leia também

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes