Governo deve avaliar junção do FGTS e seguro-desemprego

Sugestão foi da OCDE, em Relatório Econômico de 2020, para a formação de uma rede de proteção a todos os trabalhadores

Nesta quarta-feira (16), o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou que o Brasil deve avaliar a junção do FGTS com o seguro-desemprego para a formação de uma rede de proteção a todos os trabalhadores, e não apenas os informais. Trata-se de uma sugestão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que faz parte do Relatório Econômico de 2020 da entidade sobre o Brasil.

 

Junção do seguro-desemprego e FGTS

"Faz sentido olhar todos os programas que temos e sua eficiência. Já estamos fazendo isso e vamos levar em consideração a sugestão da OCDE. É uma boa recomendação", considerou Funchal, no evento de lançamento do documento. O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, acrescentou que a avaliação da eficiência dos atuais programas é uma agenda da pasta, mas as alterações nos benefícios dependem de decisões políticas.

Em relatório econômico, a OCDE declarou que o país não possui uma rede universal de segurança social efetiva.  Isso porque o FGTS e o seguro-desemprego são destinados apenas aos trabalhadores formais. Ambos os benefícios custam cerca de 1% do PIB. De acordo com a organização, portanto, a informalidade subiu para 40% nos últimos tempos.

“Os dois esquemas poderiam ser combinados para economizar recursos e reduzir as contribuições e poderiam servir como um mecanismo de recarga individual para uma rede de segurança social universal, de base familiar, em que os benefícios não estão condicionados ao emprego formal”, disse a entidade.

 

Bolsa Família

"Quando a gente discutiu no segundo semestre programas de renda, acho que faz todo sentido olhar todos os programas que nós temos e melhorar a eficiência dos programas", disse o secretário.

Assim, o documento da OCDE criticou o fato do Bolsa Família não passar por reajustes como outros benefícios sociais do país. Segundo a entidade, portanto, os valores pagos sob o programa caíram 22%, em termos reais, nos últimos 15 anos.

 

Leia também:

PL quer liberar FGTS para reforma de imóveis de pessoas com deficiência

Seguro-desemprego de até R$ 1.813; veja quem tem direito

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes