Quando deve ser paga a primeira parcela do décimo terceiro 2021?

Benefício deve começar a ser pago até o dia 30 de novembro

Quando o fim de ano se aproxima, milhões de brasileiros aguardam o recebimento do décimo terceiro salário, que é pago a todos os trabalhadores que têm carteira assinada. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre o pagamento do benefício. O valor, geralmente pago em duas parcelas, varia de acordo com o salário e o tempo trabalhado na empresa. Saiba quando deve ser paga a primeira parcela do décimo terceiro 2021 e o que acontece se o benefício não for pago pelo empregador.

Quando deve ser paga a primeira parcela do décimo terceiro 2021?

O décimo terceiro salário pode ser pago em duas parcelas de 50% do valor ao qual o trabalhador tem direito ou em parcela única, de 100% do valor. De acordo com a legislação, a primeira parcela do décimo terceiro 2021 deve ser paga a partir entre o dia 1º de fevereiro e o último dia útil de novembro, que será no dia 30.

Porém, é importante ressaltar que a primeira parcela costuma ser mais alta que a segunda, já que é livre de encargos como INSS e imposto de renda, que costumam ser descontados somente no segundo pagamento, que deve ser feito até o dia 20 de dezembro.

Caso a empresa opte por pagar o benefício em uma única parcela, a data final também é dia 30 de novembro.

O que acontece se a empresa não pagar a 1ª parcela do 13º até dia 30?

O empregador que não fizer o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro 2021 até o dia 30 de novembro, conforme prevê a legislação brasileira, está sujeito ao pagamento de uma multa no valor de 160 UFIRs (R$170,25) por funcionário. No caso de reincidência, o valor dobra. Além disso, a empresa corre o risco de ter que corrigir o valor pago em atraso.

Quem não receber a primeira parcela do décimo terceiro 2021 até o dia 30 de novembro deve procurar o sindicato da categoria, a Superintendência ou a Gerência Regional do Trabalho de sua cidade para fazer a reclamação e receber orientações sobre o que deve ser feito para pleitear o direito.

Quem tem direito ao 13º salário?

Todos os trabalhadores brasileiros que têm carteira assinada têm direito a receber o 13º salário, mesmo que tenha sido contratado há pouco tempo. Aposentados e pensionistas do INSS também recebem. Já quem foi demitido por justa causa não está apto a receber o benefício.

No caso das pessoas empregadas, o valor é proporcional ao tempo trabalhado e varia de acordo com o que o funcionário recebe. Por exemplo: uma pessoa que trabalhou apenas seis meses receberá metade do valor total, que corresponde a um salário inteiro.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 83 milhões de brasileiros receberão o 13º este ano.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes