Como funciona adiantamento do 13º salário: conheça as regras

Primeira parcela da bonificação deve ser paga, obrigatoriamente, até o dia 31 deste mês

O final do ano chega e, com ele, a expectativa de milhões de trabalhadores formais em conseguir aliviar as despesas após o recebimento do 13º. Mas é preciso ter atenção às determinações e garantir que a bonificação seja paga dentro das leis trabalhistas. Uma das principais dúvidas é sobre a antecipação do valor: afinal, ela é de escolha do funcionário ou do empregador? Entenda como funciona o adiantamento do 13º salário. 

Todos os trabalhadores com carteira assinada e que atuaram por mais de 15 dias no ano têm direito a receber o valor, segundo a Lei 4.749/1965.

Como funciona o adiantamento do 13º salário?

De maneira geral, o pagamento do 13º salário pode ser feito de duas formas: em duas parcelas (a primeira até 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro) ou em parcela única (depositada até 30 de novembro). 

Quando o assunto é como funciona o adiantamento do 13º salário, a lei dá direito para que funcionários ou empregadores decidam como quitar o valor: 

Adiantamento pela empresa

Se a empresa decide adiantar a primeira parcela do 13º salário, ela deve realizar o pagamento entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. Não há lei específica sobre o valor do adiantamento neste caso, porém convenções normalmente fixam em 40% do salário do mês anterior. 

Caso realize o adiantamento, a segunda parcela deve ser paga normalmente até 20 de dezembro. 

Adiantamento pelo funcionário - como funciona adiantamento do 13º salário

Mas os funcionários também podem solicitar o adiantamento do 13º salário, que deverá ser pago quando saírem de férias. Para isso, porém, é preciso notificar a antecipação no mês de janeiro, que pode ou não ser aceita. 

Assim, os trabalhadores podem ter mais alívio financeiro durante o período de férias. A primeira parcela, normalmente, vai corresponder a 50% do salário. 

Empréstimos

Como não são todas as empresas que atendem ao pedido de antecipação, os bancos disponibilizam uma modalidade própria para que os correntistas recebam o salário antes do previsto.

Neste caso, é essencial entender como funciona o adiantamento do 13º salário, porque ele vale como um empréstimo. Ou seja, com taxas de juros. Além disso, cada banco pode liberar porcentagens diferentes de adiantamento — só é possível solicitar no banco em que a pessoa recebe o salário. 

Aposentados e pensionistas: como ficou o 13º salário

A antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas também pode ser solicitada. Neste ano, porém, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já adiantou o pagamento e o repasse das parcelas aconteceu entre os meses de maio e julho, como forma de reduzir os impactos econômicos da pandemia.

Há em tramitação a proposta de um 14º salário para o grupo, já que o grupo não terá nenhum benefício previsto para o final do ano. 

Leia também:
Como ficará a aposentadoria da mulher em 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes