Desemprego no Brasil atinge 13,8 milhões de pessoas em 2020

Segundo dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (30), taxa de desemprego no segundo trimestre de 2020 é a maior desde 2012; com a flexibilização do isolamento social, pessoas voltaram a procurar emprego, o que pode ter contribuído com aumento da desocupação.

Segundo levantamento, a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,4% entre os meses de junho e agosto de 2020, atingindo 13,8 milhões de pessoas - maior taxa desde 2012. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (30) e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Comparando com o primeiro trimestre desse ano, o aumento do desemprego foi de 1,6% e em relação ao mesmo período de 2019, são 2,6% a mais.

Segundo o IBGE, a flexibilização do isolamento social em razão da pandemia provocada pelo coronavírus fez com que mais pessoas voltassem a procurar emprego, o que elevou a taxa de desocupação. O governo federal havia divulgado nesta quinta-feira (29) os dados do emprego referentes ao mês de setembro, com saldo positivo de 314 mil vagas - melhor resultado para o mês em 29 anos. Contudo, este levantamento se deve a empregos com carteira assinada, enquanto a pesquisa informada hoje considera o mercado em sua totalidade, incluindo os informais.

Taxa alta de desemprego também atinge pessoas "desalentadas"

Segundo ainda o IBGE, o número de pessoas desalentadas - isto é, que não buscaram trabalho, mas gostariam de conseguir uma vaga e estavam disponíveis -  também atingiu recorde, com 5,9 milhões. A alta foi de 8,1% em relação ao primeiro trimestre e 24,2% frente ao mesmo período em 2019.  A modalidade "desalento" considera pessoas que estavam disponíveis, mas que não tomaram nenhuma providência para conseguir trabalho nos dias que antecederam a pesquisa, porque acreditavam que não conseguiriam. A categoria também inclui o trabalhador que se considera desqualificado, muito jovem ou idoso demais para achar um trabalho.

Vagas de emprego em todo território nacional

No início da semana, cerca de 15 empresas abriram vagas de emprego e estágio  para diversas ocupações. Grupo Fleury, Acesso Digital, Grupo GR, Kinvo, Followize, Gofind, Embracon, UP Consórcios, Magote.com, Kenzie Academy, Group Software, Leadlovers, Zarpo, Devninjas e Ilegra estão com inscrições para o processo seletivo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes