Famílias pobres sofrem com inflação três vezes maior que mais ricos

Ipea divulgou dados sobre consumo nesta quarta-feira mostrando retrato da inflação entre famílias de pobres e ricos do Brasil

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quarta-feira, dia 14, aponta que a inflação de famílias pobres é superior em relação a classe alta. Para ser exato, três vezes superior entre aqueles com renda muito mais baixa

Saiba mais: Inflação: entenda os impactos em sua vida e investimentos

Inflação x famílias pobres?

De acordo com o Ipea, a inflação entre as famílias de baixa renda chegou a 0,98% em setembro deste ano, contra 0,29% das famílias mais ricas.

Segundo o Indicador de Inflação por Faixa de Renda do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, as famílias com renda muito baixa são aquelas com rendimento domiciliar mensal inferior a R$ 1.650,00. Já as famílias com renda alta são aquelas com rendimento superior a R$ 16.509,66 por mês.

A pesquisa diz que a inflação aumentou, de agosto para setembro, em todas as faixas de renda. Mas a questão é que foi maior entre as pessoas com renda muito baixa, principalmente por causa da alta de preços dos alimentos, que responderam por 75% da taxa de inflação de setembro.

Produtos alimentícios que tiveram aumento de preços em setembro:

  • arroz (18%)
  • óleo (28%)
  • leite (6%)

No acumulado do ano, a disparidade é ainda maior. Enquanto os mais pobres sentiram um aumento de preços de 2,5% na sua cesta de compras, os mais riscos tiveram alta de apenas 0,2%.

Produtos alimentícios que mais tiveram alta de preços no ano:

  • arroz (41%)
  • feijão (34%)
  • leite (30%)
  • óleo de soja (51%)

Ainda segundo a pesquisa do Ipea, a inflação também influenciou outro grupo com a alta de preços maior para os mais pobres. Trata-se da habitação, com altas em produtos como materiais de limpeza (1,4%) e gás de botijão (1,6%).

Já entre os mais ricos, os alimentos e gasolina (com alta de 2%) também tiveram um impacto, mas a inflação foi aliviada por quedas de preços de itens como plano de saúde (-2,3%), mensalidades dos cursos de idioma (-1,5%) e de informática (-1,6%).

No acumulado do ano, enquanto a inflação das famílias mais pobres aponta alta de 2,5%, a taxa de variação registrada pela classe de renda mais alta é apenas 0,2%. (com informações da Agência Brasil)

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes