Ibovespa abre em leve alta com cenário externo no radar

Ata do Fomc ainda sustenta bom humor de investidores, mas dia promete novos capítulos sobre o imbróglio do Orçamento

O Ibovespa abriu em leve alta nesta quinta-feira, 8, acompanhando os principais índices internacionais. Investidores estrangeiros ainda repercutem a ata do Fomc (Federal Open Market Committee) divulgada ontem, relativa à última reunião do Federal Reserve (Fed), que indicou juros perto de zero nos EUA até 2023, ao mesmo tempo em que elevou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano em 2021 de 4,2% para 6,5%.

A ata mostrou que as autoridades americanas devem manter o ritmo de compra de ativos por algum tempo, enquanto Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), indicou que pretende manter preços estáveis e empregabilidade máxima. Na outra ponta, Joe Biden reafirmou seu plano de infraestrutura de US$ 2 trilhões, a partir do aumento de taxas, mesmo com críticas de congressistas sobre os impostos na pandemia.

Com os EUA no radar, às 10h10 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,25%, aos 117.888 pontos. Já o dólar recuava 0,97%, cotado a R$ 5,587 para compra.

Ibovespa hoje, 8 de abril de 2021

O cenário político doméstico também respinga no humor dos investidores -  Ibovespa. Ontem, a discussão em torno do Orçamento 2021 ganhou novo capítulo. O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ao Ministério da Economia e à Casa Civil informações complementares para concluir sua análise sobre o direcionamento de recursos a emendas parlamentares em detrimento das despesas obrigatórias. 

Repercute no mercado hoje, também, o jantar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ontem, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e empresários. Tendo a vacinação como prato principal, o jantar terminou com o governo prometendo a empresários acelerar o processo de imunização para uma retomada mais rápida da economia. É preciso lembrar que o presidente vem sendo criticado e cobrado pela classe empresarial por mais vacinas. Mas empresários saíram do jantar de mãos abanando, sem explicações do governo de como seria essa aceleração da vacinação.

O clima de festa coube ao programa de leilão de aeroportos do governo, iniciado ontem e que prossegue nesta quinta-feira. A pandemia, no entanto, e o crescente número de novos casos e principalmente de óbitos, também deve pesar nos negócios nesta quinta. Ontem, o Brasil registrou média móvel de 3733 mortes.  

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes