Como declarar no IR2021 o imóvel financiado

Contribuinte deve atentar para tipo de imóvel adquirido, forma da compra e ano em que ela se deu

A compra de um imóvel financiado deve ser informada na declaração do IR2021. Por ser um bem de valor expressivo, a aquisição vai gerar uma variação patrimonial importante de um ano para o outro.

O lançamento será feito na ficha de Bens e Direitos. Basta clicar na aba Novo para abrir um quadro coma as opões do tipo de imóvel.

Se for uma casa, o código é 12; se for um apartamento, 11; um terreno é o 13; uma sala ou conjunto comercial, o 15; e assim por diante. Depois é preciso preencher o campo localização, se Brasil com o código 105, ou em outro país.

No quadro discriminação, lance o maior número de dados possível sobre o imóvel e o financiamento, como endereço, data do negócio, valor total do imóvel, montante que foi financiado, valor da entrada, número e valor das parcelas.

Informe também o nome e o CNPJ da instituição financeira ou da construtora em que levantou o financiamento, além do valor do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e outras taxas pagas, o número de inscrição municipal (o do IPTU), e indique o número de registro no Cartório de Imóveis.

Se você usou o dinheiro do Fundo de Garantia na entrada, especifique esse valor nesse mesmo campo.

Atenção ao ano em que imóvel foi financiado

Nos campos de situação em 31 de dezembro é preciso observar em que ano o imóvel foi comprado com o financiamento. Se a compra foi em 2020, você deve deixar a coluna 31/12/2019 em branco e informar o total pago com entrada e prestações no ano passado na coluna 31/12/2020.

Não informe saldo devedor na ficha de Dívidas em caso de financiamento bancário.  O ITBI (imposto de transmissão) pode ser somado ao preço de compra do imóvel, mas as taxas de cartório não, segundo a Receita Federal.

Se o financiamento é anterior a 2020, mas com parcelas pagas no ano passado, você deve repetir a discriminação do bem da declaração de 2020 (ano-base 2019). Na coluna 31/12/2019, repita o valor informado na declaração entregue em 2020. A esse valor some pagamentos ao banco ou à construtora no ano passado e informe o resultado em 31/12/2020.

Não informe o saldo devedor com banco na ficha de Dívidas. O financiamento é feito tendo como garantia o próprio imóvel, portanto para a Receita Federal, o financiamento não é considerado uma dívida.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes