Imposto retido: como retificar ou corrigir erros na declaração?

Aqueles que possuem inconsistências ou erros na declaração devem corrigir as informações e estão passíveis de multa

De acordo com as estimativas da Receita Federal, no período referente às declarações de 2020, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas caíram na malha fina do imposto de renda. Trata-se, portanto, da revisão sistemática das declarações de imposto de renda realizada pela Receita. Aqueles que possuem inconsistências ou erros na declaração devem corrigir as informações e estão passíveis de multa.

O que é malha fina?

A malha fina avalia aqueles que apresentaram inconsistências nas declarações. Dessa maneira, a declaração fica retida na Receita por conta dos erros ou falta de documentos de comprovação. Assim, para ficar em dia com a Receita Federal é preciso realizar uma nova documentação.

Quem se encontra na malha fina não precisa pagar multa, apenas entregar a declaração retificadora. Contudo, ela tem aplicação em casos onde houver IR a pagar e não houve quitação do imposto. Antes da notificação da Receita, a multa é de 20% sobre o valor do imposto. Se o contribuinte for notificado pela Receita, a multa sobe para 75%.

Como saber se está na malha fina?

Em suma, que cai na malha fina não recebe a restituição até que uma retificação à Receita tenha envio. Assim, é importante corrigir os erros na declaração ou apresentar os documentos que comprovem a declaração. Portanto, para saber se está na malha fina, basta acessar o extrato do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), site da Receita Federal. Assim, é necessário ter o código de acesso, CPF e senha. Para saber sobre as inconsistências, é preciso:

  1. Clicar em "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)", no menu à esquerda;
  2. Acessar o quadro "Processamento";
  3. Depois, então, acessar "Pendências de Malha".

O código de acesso pode ser gerado no site da Receita Federal, informando o CPF, data de nascimento e números dos recibos de entrega das declarações de IR dos últimos dois anos. Entretanto, se o contribuinte não constar como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não é possível gerar o código de acesso.

Como retificar ou corrigir a declaração?

Em casos onde a declaração apresenta informações erros ou estiver incompleta, a retificação pode ser feita através do programa gerador. Portanto, para corrigir as inconsistências basta:

  1. Ir ao programa da declaração do IR 2020;
  2. Clique em "Declaração" no menu;
  3. Selecione a opção "Retificar", e clique em qual declaração vai corrigir.

O programa do Imposto de Renda cria uma cópia da declaração enviada com erro, que estará disponível na parte "Em Preenchimento". Assim, ao fazer uma nova declaração deve-se selecionar a ficha com erros e realizar os ajustes.

Todavia, se a declaração retida estiver correta e o contribuinte tem os documentos que comprovem as informações, é preciso aguardar o Termo de Intimação ou Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. O agendamento para atendimento e entrega de documentação está suspenso por conta da pandemia.

Leia também:

Imposto de Renda 2020: Receita paga hoje lote de malha fina

Entenda como o Renda Cidadã pode afetar o Imposto de Renda

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes