IR2021 pode ser feito pelo computador, tablet ou smartphone

Hoje, as opções para o contribuinte preencher a declaração são maiores, tornando a tarefa mais simples operacionalmente

Você pode ter acesso e preencher a declaração do IR2021 pelo computador, tablet ou smartphone. A escolha é sua.

Embora o assunto continue sendo muito técnico e árido, fazer a declaração do Imposto de Renda se tornou uma tarefa bem mais simples, operacionalmente.

Ir2021O contribuinte pode optar pela ferramenta que lhe for mais prática

Quem teve de declarar em formulários em papel, preenchidos à mão, de fazer rascunho e passar a limpo para não errar, e depois ir ao banco ou unidade com entrega presencial sabe bem como foi essa simplificação.

Muitas vezes o contribuinte caía na malha fina porque sua letra era ilegível e incompreensível, não porque a informação lançada estava errada.

Hoje o contribuinte está livre dessas preocupações, mas precisa ficar atento às informações que vai lançar na declaração para evitar erros.

Como usar cada meio disponível

Se escolher o computador, você deve baixar e instalar o Programa Gerador da Declaração (PGD) do portal da Receita, (http://rfb.gov.br). Depois entre no “Meu Imposto de Renda”, um site com todas as informações sobre o imposto de renda, e opções de instalação de acordo com o sistema operacional da máquina.

É possível importar dados da declaração de 2020 que estiverem gravadas no mesmo computador, como os dados pessoais, das fontes pagadoras de rendimentos tributáveis, a relação de bens e dados de pagamentos feitos a médicos, dentistas, planos de saúde, escola, etc., que deseja manter nesta declaração.

Há a opção ainda de fazer a declaração online acessando o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) também no site “Meu Imposto de Renda”. A declaração vem pré-preenchida, com muitos dados que a Receita já tem sobre sua vida financeira.

Para ter acesso à pré-preenchida é preciso ter certificado digital, ou o cadastro no sistema unificado no site do governo federal (gov.br). A pré-preenchida já foi liberada pela Receita Federal

Se escolher o smartphone ou tablet, você precisa ter o aplicativo APP IRPF, encontrado na loja virtual do Google play, ou App Stores, dependendo do sistema operacional, se Android ou IOs.  Acesse o serviço “Fazer Declaração”.

O uso do smarphone é recomendado a quem vai fazer a declaração do IR2021 simplificada, que exige o lançamento de menos itens.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes