Prazo para a entrega do Imposto de Renda termina dia 31 de maio

A decisão veio após recomendação do Ministério da Economia para que o prazo de 31 de maio fosse mantido.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda termina dia 31 de maio, no final deste mês. O contribuinte tem, portanto, mais 25 dias pela frente para fazer o preenchimento.

Qual o prazo de entrega da declaração IR2021?

Isso porque o presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar o projeto de lei, aprovado na Câmara e no Senado, que prorrogava o prazo final e entrega para o dia 31 de julho de 2021. A decisão veio após recomendação do Ministério da Economia para que o prazo de 31 de maio fosse mantido.

Existe ainda a possibilidade de o Congresso Nacional derrubar o veto presidencial. Para isso, teria de convocar uma sessão conjunta de deputados e senadores para analisar e decidir ser mantêm ou derrubam o veto.

A justificativa é a de que a prorrogação traria “um desequilíbrio do fluxo de recursos”. Na prática, os contribuintes com imposto a pagar na declaração teriam um prazo também mais dilatado para recolher as cotas. O vencimento da 1ª cota estava marcado para 30 de abril, depois reagendado para 31 de maio.

Restituições

Ao mesmo tempo, o início do pagamento das restituições ficou mantido para 31 de maio. O descompasso entre a saída de recursos (pagamento de restituições) dois meses antes da entrada de receitas (recolhimento de cotas) é que poderia provocar um fluxo de caixa negativo para a Receita Federal, segundos os técnicos.

O Ministério da Economia alegou que o adiamento por mais tempo que o já permitido pelo Fisco teria impacto na arrecadação da União e dos governos regionais, e poderia impedir o pagamento de "importantes programas sociais para o enfrentamento do efeito da pandemia".

"Esta diferença negativa afetaria, por exemplo, programas emergenciais implantados pelo Governo Federal para preservar atividades empresariais e manter o emprego e a renda dos trabalhadores, e a programação de pagamento do auxílio emergencial de 2021. Da mesma forma, Estados e Municípios teriam redução considerável nos recursos destinados aos fundos de participação que subsidiam, entre outros, gastos com saúde para o combate à pandemia", argumentou em nota, o ministério.

Descubra quais as chances de ganhar na loteria da Caixa

Além disso, a equipe econômica considerou também que não há motivos para ampliar ainda mais o prazo para envio das declarações e o pagamento do IRPF, porque a entrega está dentro das expectativas. De acordo com a Receita Federal, foram entregues 14,7 milhões de declarações entre 1º e 22 de abril, volume superior ao do mesmo período de 2020 e em linha com o registrado em anos anteriores.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes