Extrato do Imposto de Renda: saiba como acessar e consultar o seu

Documento permite visualizar o status da declaração, com um compilado de informações da Receita Federal

O extrato do Imposto de Renda é um documento que mostra o status da sua declaração, e possui um compilado de informações da Receita Federal. Geralmente o documento é consultado por quem caiu na malha fina ou quer organizar os pagamentos de pendências com a Receita. Além disso,  o contribuinte pode usar o documento para comprovar o recebimento de um determinado rendimento mensal.

 

O que o extrato indica?

O serviço permite resolver as pendências da malha fina, identificando quais pontos deixaram a declaração na malha, organizar os pagamentos conferindo se o pagamento de quotas do IRPF está correto e solicitar a restituição. Assim, permite que:

  • Identifique eventuais pendências que deixaram a declaração em malha e saiba como resolvê-las por meio de retificação da declaração, apresentação digital dos documentos comprobatórios ou agendamento de atendimento para apresentação desses documentos;
  • Verifique se o pagamento mensal das quotas do IRPF estão sendo pagas corretamente;
  • Solicite, altere ou cancele o débito automático das quotas;
  • Imprima o DARF atualizado para pagamento das quotas, inclusive as quotas em atraso;
  • Solicite o Pedido de Pagamento de Restituição (PERES);
    Identifique e parcele eventuais débitos em atraso.

 

Como acessar e consultar o extrato do Imposto de Renda?

  1. Clique a plataforma do e-CAC, usando Certificado Digital ou Código de Acesso;
  2. Acesse a página Meu Imposto de Renda e preencha os dados, usando o código de acesso;
  3. Clique em Declarações e Demonstrativos;
  4. Selecione Meu Imposto de Renda - Extrato da DIRF.

 

Como gerar o código de acesso?

  1. Clique em “Código de Acesso”;
  2. aparecerá uma lista e deverá selecionar a primeira opção, “Gerar Código de Acesso para pessoa física”;
  3. preencha os dados solicitados pelo programa da Receita Federal;
  4. após finalizar a etapa, clique em “Avançar”;
  5. a Receia Federal pedirá outros dados e os números dos recibos das últimas declarações, excluindo os dois últimos algarismos, e pedirá, também, para fazer a leitura das instruções com o objetivo de gerar uma senha, que deve ter entre oito e quinze caracteres, incluindo números, letras maiúsculas e letras minúsculas;
  6. depois, clique em “Gerar Código” e anote em um lugar seguro junto com a senha.

Portanto, é importante que o contribuinte guarde a numeração de 12 dígitos do recibo ao fazer a Declaração do Imposto de Renda. Ela pode ser encontrada na última declaração feita ou no aparelho onde o documento foi gerado.

Corrigir erros na declaração
Foto: fernanda siebra/diário do nordeste

 

Situações do extrato do Imposto de Renda

A partir do extrato do Imposto de Renda, é possível visualizar o status da sua declaração e as ações necessárias a partir de cada um deles. Confira:

A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

Indica que após o processamento da declaração, o contribuinte tem direito a restituição, mas que ainda não foi disponibilizada na rede bancária. Para recebimento da restituição, o contribuinte não poderá ter pendências de débitos no âmbito da RFB e ou da PGFN.

A declaração foi recebida e o seu processamento concluído.

AVISO: A situação “processada” não significa que o resultado apurado tenha sido homologado, podendo ser revisto de ofício pela Administração Tributária (artigo 150, § 4º, do Código Tributário Nacional - CTN).

Durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações. O contribuinte deve regularizar as pendências.

Indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e aguarda:

a) a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte; ou
b) a conclusão da análise de documentos entregues pelo contribuinte por meio de agendamento, em atendimento à intimação a ele enviada, ou para apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL).

Indica que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais.

A declaração está sendo analisada. Aguarde correspondência da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

 

 

Declaração do IRPF de 2021

Contribuintes com rendimentos superiores a R$ 28.559,70 em 2020 tem entre março e abril para acertar contas com a Receita Federal e começar a enviar a declaração do Imposto de Renda 2021. Dessa forma, a declaração feita neste ano é referente a renda de 2020. Nos casos onde o Fisco detectar que o contribuinte pagou mais impostos do que o devido, receberão a Restituição do Imposto de Renda.

Em geral, o prazo de declaração começa tradicionalmente no dia 1 de março e encerra em 30 de abril, oferecendo 60 dias para prestar contas. Apesar de no ano passado, por conta da pandemia, a Receita Federal ter prorrogado a data final para 30 de junho, espera-se que o calendário volte ao normal em 2021.

 

Leia também:

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Renovação da CNH em 2021: veja as data para não perder o prazo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes