Índice de Confiança de Serviços amplia queda e vai a 5,6 pontos em março

Confiança do setor de serviços registrada neste mês é a menor desde junho de 2020, quando alcançou 71,7 pontos, ante 77,5 pontos agora

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 5,6 pontos em março, para 77,5 pontos. O resultado é o menor desde o mês de junho 2020, quando o indicador ficou em 71,7 pontos.  dos 13 segmentos pesquisados pela FGV, 11 registraram queda.

O índice de situação Atual (ISA-S) caiu 4,2 pontos, para 74,4 pontos, também o menor nível desde julho do ano passado, quando ficou em 71,0 pontos.  O Índice de Expectativas (IE-S) recuou 6,7 pontos, para 81,3 pontos, tido pela FGV como o pior resultado desde junho de 2020, mês em que ficou em 79,8 pontos.

O setor também encerrou em queda no primeiro trimestre de 2021, com destaque negativo para todos os segmentos. A exceção ficou com o segmento dos serviços de informação e comunicação, que registraram alta no início do ano. O recuo nos três primeiros meses do ano do setor de serviços veio depois de uma recuperação na segunda metade de 2020.

Segundo Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre, a confiança do setor de serviços, em março, intensificou a tendência de queda iniciada nos úlltimos meses. A piora, disse o economista em comunicado, da confiança dos empresários e o consequente aumento do pessimismo em relação ao curto prazo são um sinal das dificuldades do setor frente ao recrudescimento da pandemia, à falta de medidas restritivas eficientes e à cautela por parte dos consumidores, cuja maioria perdeu renda ou viu seus rendimentos encolherem.

Incerteza - Índice de Confiança

Tobler fala ainda sobre a elevada incerteza no cenário de curto prazo enquanto não houver aceleração no processo de imunização e também na melhora dos números da pandemia. Hoje, o Brasil supera os 300 mil mortos e os números não param de subir.  As medidas adotadas para conter a propagação da doença não têm sido suficientes para conter o crescimentos do número de infectados, situação que piora com a crise na saúde pelos hospitais lotados e falta de leitos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços variou 0,8 ponto percentual, para 83,2%, retornando a nível próximo ao de janeiro.

Acompanhe as últimas notícias de economia no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes